Mulheres denunciam racismo em agência bancária na Barra e apontada como autora das ofensas é presa

Enviado por / FonteG1, por Elisa Soupin

Caso aconteceu em uma agência do Bradesco no Barra Shopping na tarde desta quarta-feira (5). De acordo com testemunhas, a cliente começou a xingar outras clientes negras depois de não conseguir resolver uma operação bancária.

Três mulheres registraram queixa na polícia afirmando terem sido vítimas de racismo em uma agência do banco Bradesco que fica dentro do Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na tarde desta quarta-feira (5). A autora das ofensas de cunho racial foi presa na 16ª DP (Barra da Tijuca).

Fabiana Garcia Cunha e a irmã dela Regina Garcia da Cunha contaram que estavam dentro da agência, por volta das 15h20, quando uma outra cliente, identificada como sendo Maria Cristina Rodrigues dos Santos, visivelmente “descontrolada”, começou a proferir ofensas racistas contra elas e mais uma mulher negra que estava na agência.

Segundo os relatos, Maria Cristina, de 53 anos, estava aborrecida por não ter conseguido fazer uma operação bancária e furou a fila do caixa eletrônico. Fabiana contou ao g1 que, ainda assim, ninguém reclamou, pois todos perceberam que ela estava alterada.

Quando a mulher não conseguiu resolver a situação no caixa eletrônico, começou a fazer ofensas racistas, conforme relato das vítimas e de outras pessoas que estavam no local.

“Ela olhou pra gente e disse que negro, quando não cagava na entrada, cagava na saída. Disse que negro não era gente, que negro não era ninguém. Disse que eu roguei uma praga pra ela e por isso ela estava tossindo”, relatou Fabiana.

As vítimas, então, chamaram o segurança, que acionou a polícia. Quando policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) chegaram, Maria Cristina se recusou a ser levada para a delegacia e continuou com as ofensas, na frente dos PMs, que testemunharam o crime.

Levada para a 16ª DP, a mulher prestou depoimento e foi presa em flagrante. Contudo, o delegado adjunto William Bezerra representou pela liberdade provisória e sugeriu a aplicação de medidas cautelares para Maria Cristina por ter se tratado de um “crime sem violência” e sem possibilidade aplicação de fiança, pela natureza do crime.

Maria Cristina não tinha antecedentes criminais e será encaminhada para a audiência de custódia nesta quinta-feira (6).

Procurado, o Bradesco afirmou que repudia qualquer tipo de racismo, intolerância ou preconceito.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Racismo à portuguesa ganha força com ultradireita e orgulho do passado colonial

Enquanto parte da sociedade lusitana reverencia um passado histórico...

Supervisor acusa vereador de Embu das Artes de racismo: “Todo preto fede”

O supervisor Izac Gomes, de 57 anos, acusou hoje...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=