Mulheres na Arábia Saudita vão poder votar nas eleições municipais em dezembro

As mulheres na Arábia Saudita começaram, nesta semana, o processo de registro eleitoral para votarem nas eleições municipais. Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar – como eleitoras e candidatas – do processo eleitoral no reino.

Do Brasil Post 

O pleito está marcado para o dia 12 de dezembro. De acordo com a rede Al Arabiya, 424 entre os 1.263 centros de votação serão dedicados exclusivamente às mulheres.

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um “marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação“.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem. O prazo para o processo é de 21 dias, e o cadastramento começou mais cedo em Meca e em Medina, onde os índices de comparecimento para registro estavam baixos, segundo autoridades.

Segundo o Arab News, cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas .

O fato é a concretização de uma promessa “antiga” do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. Ele havia prometido, em setembro de 2011, incluir as mulheres no processo eleitoral. Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

“Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papeis compatíveis com a Shariah”, afirmou o rei, na ocasião.

As mulheres na Arábia Saudita não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar ou se casarem sem a permissão de um “guardião” do sexo masculino. Elas também seguem proibidas de dirigir.

+ sobre o tema

Stephanie Ribeiro: Minha geração está lutando por sua liberdade sexual?

A colunista Stephanie Ribeiro reflete sobre consentimento e "pistas...

Quase 70% das vítimas de feminicídio foram mortas dentro de casa em SP

Nos primeiros seis meses do ano, quase 70% das...

7 empresárias negras brasileiras que você precisa conhecer agora

O mundo empresarial também conta com mulheres negras. Não...

Maioria das mulheres processadas por aborto no RJ é negra, pobre e já tem filho

"É preciso evidenciar que a criminalização incide sobre um...

para lembrar

Ilustradora abusada na infância faz HQ sobre o tema e é ameaçada de morte

Este poderia ser um texto sobre Lili, a heroína...

‘Estou passando por um terror’, diz Preta Gil em evento em SP

Cantora foi escolhida para ser a rainha da XV...

Estudantes baianas recebem menção honrosa na maior feira de ciências do mundo

As estudantes Beatriz de Santana Pereira e Thayná dos Santos...
spot_imgspot_img

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...

Mulheres negras de março a março

Todo dia 8 de março recebemos muitas mensagens de feliz dia da Mulher. Quando explicamos que essa não é uma data lúdica e sim de luta...
-+=