Mulheres só ganharam 44 de 851 prêmios Nobel já concedidos

Desde 1901, quando o prêmio foi criado, 15 mulheres receberam o Nobel da Paz e 12 o de Literatura

 

Três mulheres dividiram o Nobel da Paz deste ano por suas lutas pela igualdade de direitos entre os gêneros, mas na história do prêmio, iniciada em 1901, apenas 44 dos 851 agraciados nas seis categorias até hoje são mulheres.

A física nuclear polonesa Marie Curie, radicada na França, foi a primeira mulher a receber um Nobel, em 1903. Ela foi também a única mulher até hoje a receber um segundo prêmio Nobel – o de Química, em 1911.

Com o Nobel da Paz concedido neste ano conjuntamente à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à ativista Leymah Gbowee, também liberiana, e à jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman, a categoria passou a ser a com o maior número de mulheres laureadas – 15.

O Nobel de Literatura é a segunda categoria com o maior número de mulheres premiadas, com 12. O prêmio de Economia, categoria criada somente em 1968, apenas uma vez foi dado a uma mulher, quando premiou a economista americana Elinor Ostrom, em 2009.

Nas demais categorias, duas mulheres receberam o Nobel de Física, quatro foram premiadas com o Nobel de Química e dez receberam o de Medicina.

Neste ano, das cinco categorias já anunciadas, apenas o Nobel da Paz foi agraciado a mulheres. O prêmio de Economia deverá ser anunciado na segunda-feira.

 

 

Fonte: iG

+ sobre o tema

Mulheres Negras e o Poder: Nós também podemos

O empoderamento de mulheres pode ser considerada uma das...

CRIOLA convida 25 anos de luta!

Comemorar seus 25 anos, Criola vai realizar, no dia...

para lembrar

Medo

Eles, os terroristas, estão nos vencendo! Por Sueli Carneiro O crescimento...

Filha de brasileira e fã de Elis Regina, prefeita de Santiago propõe gestão feminista

É em bom português que a nova prefeita de Santiago,...

Discriminação contra LGBTs passa a ser crime em Tóquio, no Japão

Uma das principais potências econômicas do mundo, mas com...

Visibilidade lésbica: O estalar de chicote no movimento LGBT

Visibilidade lésbica. Já não basta ser lésbica. Ainda tinha...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=