Multimilionário sul-africano doa metade da fortuna à caridade

Não se sabe qual o valor exacto da doação de Patrice Motsepe, apenas se conhece que a sua fortuna está avaliada em mais de 1900 milhões de euros.

O sul-africano Patrice Motsepe, 51 anos, tem uma fortuna estimada pela revista norte-americana Forbes em 2650 milhões de dólares (1900 milhões de euros), conseguida através da sua empresa mineira African Rainbow Minerals. O detentor da oitava maior fortuna do continente africano decidiu doar metade do seu dinheiro a uma instituição de caridade. É o primeiro multimilionário africano a responder ao apelo da Giving Pledge, uma iniciativa filantrópica lançada por Bill Gates.

A campanha Giving Pledge foi lançada em 2010 pelo fundador da Microsoft Bill Gates e pelo magnata Warren Buffett com o objectivo de levar as personalidades mais ricas do mundo a abdicarem de parte da sua fortuna a favor dos carenciados. Entre os mais de 90 milionários que já responderam à iniciativa estão o fundador da rede social Facebook Mark Zuckerberg, o governador de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ou o herdeiro David Rockefeller.

Num comunicado divulgado nesta quarta-feira, Patrice Motsepe explica o que o levou a aderir à campanha. “A necessidade e os desafios são grandes e esperamos que a nossa oferta encoraje outros na África do Sul, em África e noutras economias emergentes a doarem e a fazerem do mundo um lugar melhor”. Com base nesse argumento, o empresário decidiu “doar pelo menos metade dos fundos gerados pelos activos familiares [através da sua empresa] para ajudar os sul-africanos desfavorecidos, pobres e marginalizados”.

O sul-africano não revelou a quantia exacta que pretende entregar. O empresário apenas confirmou que a doação será feita à Fundação Motsepe, que criou com a sua mulher, Precious, em 1999, dedicada a apoiar programas de educação e de agricultura.

Patrice Motsepe, nascido no Soweto, é o fundador e presidente executivo da African Rainbow Minerals, empresa que explora minas de ouro, platina, ferro e carvão na África do Sul e de cobre na Zâmbia e República Democrática do Congo. É ainda o proprietário do clube de futebol de Pretória Mamelodi Sundowns. O seu nome surge também na lista de financiadores do Congresso Nacional Africano, o partido no poder no país.

Fonte: Publico

+ sobre o tema

Graça Machel inaugura universidade pan-africanista

O primeiro campus da African Leadership University (ALU) está...

Quintal. História de ninhos e revides

Por Allan da Rosa E eu carpindo o quintal...

Se não me vejo não compro: 12 Filmes Black e Românticos no Netflix

Bateu aquela vontade de assistir um 'filminho' romântico pra...

para lembrar

‘Me desculpe, você é preto’: técnicos reclamam de racismo

Cada vez mais raros no comando de equipes, técnicos...

Michelle Obama faz visita surpresa ao Haiti antes de ir ao México

Michelle Obama fez uma visita surpresa ao Haiti nesta...

Rihanna é a artista mais rica dos Estados Unidos, segundo a Forbes

A revista Forbes acaba de divulgar a lista das...

Brasil: El pragmatismo abrió las puertas a los pentecostales

Por: Raúl Zibechi La posibilidad de que un...
spot_imgspot_img
-+=