Multimilionário sul-africano doa metade da fortuna à caridade

Não se sabe qual o valor exacto da doação de Patrice Motsepe, apenas se conhece que a sua fortuna está avaliada em mais de 1900 milhões de euros.

O sul-africano Patrice Motsepe, 51 anos, tem uma fortuna estimada pela revista norte-americana Forbes em 2650 milhões de dólares (1900 milhões de euros), conseguida através da sua empresa mineira African Rainbow Minerals. O detentor da oitava maior fortuna do continente africano decidiu doar metade do seu dinheiro a uma instituição de caridade. É o primeiro multimilionário africano a responder ao apelo da Giving Pledge, uma iniciativa filantrópica lançada por Bill Gates.

A campanha Giving Pledge foi lançada em 2010 pelo fundador da Microsoft Bill Gates e pelo magnata Warren Buffett com o objectivo de levar as personalidades mais ricas do mundo a abdicarem de parte da sua fortuna a favor dos carenciados. Entre os mais de 90 milionários que já responderam à iniciativa estão o fundador da rede social Facebook Mark Zuckerberg, o governador de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ou o herdeiro David Rockefeller.

Num comunicado divulgado nesta quarta-feira, Patrice Motsepe explica o que o levou a aderir à campanha. “A necessidade e os desafios são grandes e esperamos que a nossa oferta encoraje outros na África do Sul, em África e noutras economias emergentes a doarem e a fazerem do mundo um lugar melhor”. Com base nesse argumento, o empresário decidiu “doar pelo menos metade dos fundos gerados pelos activos familiares [através da sua empresa] para ajudar os sul-africanos desfavorecidos, pobres e marginalizados”.

O sul-africano não revelou a quantia exacta que pretende entregar. O empresário apenas confirmou que a doação será feita à Fundação Motsepe, que criou com a sua mulher, Precious, em 1999, dedicada a apoiar programas de educação e de agricultura.

Patrice Motsepe, nascido no Soweto, é o fundador e presidente executivo da African Rainbow Minerals, empresa que explora minas de ouro, platina, ferro e carvão na África do Sul e de cobre na Zâmbia e República Democrática do Congo. É ainda o proprietário do clube de futebol de Pretória Mamelodi Sundowns. O seu nome surge também na lista de financiadores do Congresso Nacional Africano, o partido no poder no país.

Fonte: Publico

+ sobre o tema

Primeira edição do ZAP! SLAM 2021 acontece dia 20 de maio

Em 2021, o ZAP! SLAM acontece com eventos on-line...

Países africanos isolarão áreas com casos de ebola

O surto de ebola, o mais grave registrado desde...

Jaden Smith filma para Netflix serie que conta historia do Hip Hop na década de 70

Jaden Smith cobriu seus dreadlocks com uma peruca afro...

para lembrar

Revelação literária do Zimbábue, Rutendo Tavengerwei lança pela Kapulana o romance ‘Esperança para voar’

Rutendo constrói uma extraordinária narrativa que reflete as dificuldades...

A primeira mulher negra embaixadora da sofisticada marca Lancôme!

A primeira mulher negra embaixadora da sofisticada marca Lancôme! A...

Hoje na História, 22 de Abril de 1970, nascia Mano Brown

Paula Farias Os livros de história ensinam que...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=