Não vote em branco

Votar em pretas e pretos é construir um projeto regenerador e democrático

Há indícios de sobra de que o movimento negro é o principal vetor de transformação na sociedade brasileira. Garantir a presença de suas lideranças nas instâncias de poder é a tarefa histórica de nossa geração.

Aqueles que ambicionam viver numa sociedade pluralista, que dê vazão à sua diversidade, devem assumir plenamente a responsabilidade que têm diante de si neste domingo (2). Centenas de nomes disputam as Assembleias Legislativas e a Câmara dos Deputados, e os eleitores podem ficar perdidos diante de tal oferta.

A tendência é buscar um nome conhecido, o que favorece a reeleição de parlamentares com mandato ou figuras que sejam facilmente reconhecíveis. Uma vez que os espaços de visibilidade seguem sendo ocupados majoritariamente por homens brancos, há grande risco de reproduzirmos o mesmo padrão de baixa representatividade.

Para alguém branco como eu, votar numa pessoa branca é reproduzir o que Cida Bento chama de pacto narcísico da branquitude. É ser incapaz de ver beleza e potência no que não é espelho. É escolher, de novo, o ex-colega de escola, o amigo do amigo, o parente do vizinho. Votar em branco é rebaixar o horizonte de transformação e reproduzir o velho funcionamento da esquerda e seu conformismo com o que se entendeu por democracia no Brasil dos últimos 35 anos.

Não somos apenas o último país das Américas a abolir a escravidão. Somos também a sociedade que, desde então, implementou de maneira cruel e ardilosa um projeto supremacista que visa o extermínio real e simbólico da população negra. O racismo é o principal entrave para o desenvolvimento de nosso potencial enquanto sociedade. Seu combate deve ser entendido não como uma agenda identitária, mas sim como um projeto transversal e coletivo, que diz respeito a todos.

A resiliência do apoio a Jair Bolsonaro (PL), que ainda hoje conta com a simpatia de ao menos um terço dos eleitores, é indicativa de que o supremacismo branco segue mais vivo do que nunca —com a novidade de que está cada vez mais disposto a se afirmar sem disfarces.

À exceção da CPI da Covid, a resposta de nossos congressistas nos últimos quatro anos não esteve à altura do fenômeno. Não há exagero em dizer que a Coalizão Negra por Direitos, uma articulação nacional iniciada em 2018 e que reúne hoje mais de 250 organizações do movimento negro, foi quem protagonizou alguns dos episódios mais contundentes de oposição ao governo Bolsonaro.

Em junho passado, a coalizão lançou a plataforma www.quilombonosparlamentos.com.br, iniciativa que apresenta 120 candidaturas aos legislativos estaduais e federal, comprometidas com a agenda do movimento negro. Quem sonha com uma frente ampla progressista se sentirá contemplado: é a maior articulação partidária de esquerda de que se tem notícia no país em muito tempo. Há postulantes de oito partidos: PT, PSOL, PSB, PC do B, REDE, PDT, UP e PV.

No dia 2 de outubro, vote preto e vote preta. Não há maneira mais eficaz de construir um projeto político regenerador, que trabalhe por uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

+ sobre o tema

O ídolo Michael Jackson bem debaixo de nossos pés

Fonte: Terra - Chega à estação Paraíso do metrô de...

Os protestantes e a política

Por: Vladimir Safatle Uma das questões maiores de...

Bolsonaro é denunciado em Haia por genocídio e crime contra humanidade

O presidente Jair Bolsonaro é denunciado por crimes contra...

Museu Afro Brasil ganha APCA 2009

S. Paulo - O Museu Afro Brasil - Organização...

para lembrar

AJURIS: Pacto pelo fim do racismo, por Rute dos Santos Rossato

Artigo da diretora do Departamento de Comunicação da AJURIS,...

Movimento Negro Unificado comemora 39 anos em ato no Teatro Municipal

Celebração conta com a presença dos fundadores do MNU,...

Organizações do movimento negro publicam manifesto em apoio a Boulos em SP

Organizações do movimento negro lançaram um manifesto em apoio...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais Negros (APNs), entidade nacional do movimento negro brasileiro que completa 41 anos. Esse mês constitui, para os...

Jornal pioneiro contra racismo deu voz a movimento negro há 100 anos

Há 100 anos, a criação de um jornal na cidade de São Paulo deixava marcas com o pioneirismo em relatos contra o racismo e a ampliação...

Morte de jovem que marcou movimento negro ainda tem questões em aberto

Até os dias de hoje, depois de 45 anos, não se sabe o local exato em que Robson Luz foi torturado pela polícia. O...
-+=