“Negrinha feia”: alunos protestam contra caso de racismo

A hashtag #TodosPorRafaela circulou no Facebook na última semana. Tratava-se de um protesto contra um caso de racismo ocorrido na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Carlos Frederico do Rêgo Maciel, localizada em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR). O ocorrido resultou em uma aluna transferida da escola pública.

no Leia Já

Foto: Reprodução Leia Já

Tal aluna é acusada de, inicialmente, ofender a jovem Rafaela na internet. Na publicação que fez, ela diz ter nojo da colega de classe. Outra aluna da mesma turma, que não quis se identificar, conta que ao chegar à escola na sexta-feira (15) foi abordada por Rafaela contando ter sido alvo de ofensa na internet. A acusada ainda teria se referido a Rafaela dentro da sala de aula como “negrinha feia”.

Mostrando forte poder de mobilização, os estudantes realizaram um protesto dentro da escola no próprio dia do fato. Os alunos começaram a colar em suas fardas folhas de caderno com frases como “meu sangue é negro”  e “não ao racismo” e a mobilização se espalhou para outras salas. “Então a coordenadora foi na nossa sala e arrancou os papéis de nossas fardas e falou que era uma palhaçada o que estávamos fazendo”, contou Cecília Ribeiro, da mesma sala de Rafaela.

Na hora do intervalo, os jovens continuaram em clima de protesto, fazendo com que o diretor da unidade convocasse as duas envolvidas para uma reunião. “Depois o gestor levou a vítima e a agressora para a minha sala e falou que ela se arrependeu e que estava tudo resolvido. Mas não está nada resolvido, pois ela não se arrependeu. Só vamos descansar quando a mesma for expulsa”, Cecília complementou.

No sábado (22), alguns alunos que se envolveram na manifestação, como a jovem que não quis se identificar, foram convocados pelo diretor, que informou que a aluna havia sido transferida. “O legal foi que a escola inteira tomou uma iniciativa de não deixar passar impune esse acontecimento. Abraçaram a causa de uma forma muito boa, sem badernas”, resume a adolescente. De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, o colégio se reuniu com os pais das duas envolvidas. A decisão de transferir a estudante acusada de racismo, conta a pasta, partiu da própria família dela.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

“Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia”

Internautas denunciaram, na manhã desta terça-feira (23), o perfil...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima trabalha ou mora

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

‘Escravo’, ‘urubu’: crianças são vítimas de racismo; denúncias passam de 3 mil em escolas estaduais em SP em 2023

Mais de 3 mil denúncias de discriminação em escolas estaduais de São Paulo foram registradas somente em 2023. Os casos aumentaram 500% nos últimos 5...

No Mês da Primeira Infância, é preciso reafirmar o enfrentamento ao racismo desde o começo da vida

Em julho deste ano, a Presidência da República proclamou agosto como o Mês da Primeira Infância para promover ações de conscientização sobre a importância...
-+=