Negros ainda estão longe do poder nas empresas

Fonte: SRZD –

 

Apesar de todos os esforços do governo para garantir vagas para pessoas da raça negra nas universidades, apesar do exemplo dos Estados Unidos ao eleger um presidente considerado negro, um país que foi marcado em sua história por conflitos raciais, os negros no Brasil ainda estão longe de ocupar cargos de liderança nas empresas brasileiras.

Os dados de uma pesquisa do Dieese mostram que apenas 5% dos profissionais da raça negra ocupam cargos de gerência ou direção nas empresas.  Na população branca, o percentual é de 17,4%.  Entretanto, as desigualdades no mercado de trabalho vêm caindo com o aumento da renda da população negra.  O que já é um bom sinal.  Mas ainda assim, persiste a pergunta.  Será que os profissionais da raça negra não possuem competência para ocupar cargos de gerência e diretoria?

Muitas empresas já estimulam a diversidade.  Algumas estão dando preferência à contratação de mulheres em níveis gerenciais e de diretoria.  Mas ainda não existe nenhuma empresa que tenha criado um programa para dar preferencia à contratação de negros para ocupar esses mesmos cargos.  Por quê?

Seria bom que as empresas abrissem os olhos para isso e mostrassem que estimulam a diversidade, não apenas promovendo mulheres, mas também, seus profissionais negros.  A redução das desigualdades nos cargos de liderança mostraria que nosso país realmente está caminhando para construir uma sociedade mais justa, com oportunidades iguais para todos.

Sem dúvida nenhuma, o que conta no mercado de trabalho é e sempre será a competência.  Por isso, antes que algum deputado proponha um projeto de Lei que obrigue algum tipo de cota para negros em cargos de liderança,  seria bom que as empresas dessem o exemplo e procurassem reduzir essas diferenças investindo mais na capacitação de seus profissionais negros.

Matéria original

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Oito direitos humanos fundamentais do trabalhador

Por:Caiubi Miranda Blog Direitos Humanos no Trabalho Depois de quase trinta...

‘Mentalidade’ é obstáculo para empreendedoras brasileiras, diz especialista

Arancha González é diretora do International Trade Centre –...

Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

Fonte: Canal Rural Gabriel Jabur/ Agência Brasília/Fotos Públicas O governo vai...

Ministério do Trabalho capacitará 25 mil trabalhadores

Fonte: O Reporter -   Brasília - Até...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=