Negros ainda têm dificuldade para crescer profissionalmente no Brasil

Os negros ainda sofrem discriminação para conseguir cargos executivos. Apesar de o mercado de trabalho estar mais aberto à população negra, as possibilidades de crescimento profissional ainda são escassas. Em sua maioria, as vagas ocupadas por negros são as menos valorizadas, como aquelas no trabalho doméstico e na construção civil.

Segundo Eunice Léa de Moraes, representante da Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, a abertura do mercado aos negros já é um grande avanço, mas a muito a percorrer. “Os salários e postos ainda são inferiores, por isso as políticas afirmativas, não só na área da educação, mas também na área do trabalho, são importantíssimas”, disse em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Ela lembra que, embora muitos negros se formem nas mesmas universidade que os brancos, o acesso ao emprego ainda é desigual. “Com a lei de cotas vemos negros saindo das universidades, se formando. Somo formados iguais, então temos que ter o mesmo salário.”

Segundo levantamento feito em 2011 pelo Dieese e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a inserção de negros no mercado de trabalho ocorre em maior escala em postos com menores exigências de qualificação profissional e salários mais baixos.

A representante do governo federal explica que para combater o racismo no país é preciso haver uma mudança de mentalidade na população.

Ela destaca as ações do governo para minimizar as desigualdades raciais. “Conseguimos colocar no nosso Plano Plurianual (PPA) um programa temático chamado Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. A palavra racismo nunca tinha aparecido no plano”.

A reportagem da rádio lembra que neste mês, em que se comemora a consciência negra, a CUT lança uma série de atividades que visam promover o debate sobre preconceito contra negros no mercado de trabalho.

 

 

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

Paralegais: Câmara aprova profissão que não necessita exame da OAB

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara...

Mulher negra na informalidade ganha 57,6% menos que as demais

Nas microempresas, os rendimentos são um pouco mais equilibrados....

Site com vagas de empregos para negros é inaugurado em São Paulo

SP ganha site com vagas de emprego exclusivas para...

DIVERSOS SOMOS TODOS

por Reinaldo Bulgarelli - Valorização, promoção e gestão...

para lembrar

Marina mexe em mais um vespeiro popular: a CLT

Citando "o professor Gianetti", chefe de sua equipe econômica,...

Transexuais superam barreiras e conquistam lugar no mercado de trabalho

No início deste ano, Radija saiu de Araçuaí para...

Mulheres dão mais importância ao trabalho do que os homens, diz estudo

Para ambos, família é prioridade, mas vida profissional ganha...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=