Número de nascimentos diminui em São Paulo. Idade das mães aumenta

Enviado por / FonteRBA, por Vitor Nuzzi

Nas duas últimas décadas, o número de nascimentos em São Paulo diminuiu. Segundo estudo da Fundação Seade, vinculada ao governo paulista, o total de nascidos no estado mais populoso do país foi de 699,4 mil, em 2000, para 580,2 mil no ano passado. Além disso, o Seade aponta “importante mudança no perfil etário das mulheres que tiveram filho”.

De acordo com a pesquisa, a proporção de mães com menos de 20 anos caiu pela metade – de 19,5% para 10,4%. Por outro lado, aumentou a parcela das mães com mais de 30 anos. Na faixa de 30 a 39, subiu de 26% para 39,1%. “Isso é consequência de mudanças na estrutura etária populacional e no comportamento reprodutivo”, analisa a fundação.

Assim, embora ainda relativamente baixa, a idade média das mães paulistas aumentou quase três anos. Foi de 25,9 anos, em 2000, para 28,7 em 2019. Na capital, essa idade é mais alta e vai a 29,1. Nos demais municípios, fica em 28,5 anos.

Também no ano passado, 25 mil adolescentes com menos de 18 anos se tornaram mães. “Embora proporcionalmente sua participação seja de 4,3% do total de nascimentos e tenha se reduzido pela metade, entre 2000 e 2019, a gravidez na adolescência permanece como importante tema de estudo, podendo trazer diversos riscos à saúde (materna e do recém-nascido), bem como consequências relacionadas à educação e a questões socioeconômicas e familiares, entre outras”, diz o Seade.

Segundo estimativa do IBGE para 2020, o estado tem 46,3 milhões de habitantes. E concentra 21,9% da população brasileira.

Confira aqui o estudo

+ sobre o tema

Denúncias de feminicídio crescem 35% em março no estado de SP

As denúncias de casos de feminicídio recebidas pelo Disque...

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Veja a apresentação em vídeo com legenda Eu sou uma...

Filme brasileiro sobre jovem cego gay vence prêmio de crítica em Berlim

Filme brasileiro sobre jovem cego vence prêmio da crítica...

para lembrar

Onde está o Movimento Negro?

Sorrindo, e triste ao mesmo tempo, vou lendo a...

Raquel Dodge quer ter acesso às investigações do caso Marielle

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quer ter acesso...

O PLP 2.0 Aplicativo de Combate a Violência contra Mulher é premiado pela OEA

O aplicativo PLP 2.0 foi um dos premiados pela...

Premiadas pela ONU trocam experiências sobre violência de gênero

Vencedoras do Prêmio Nansen 2014, considerado o Nobel humanitário,...
spot_imgspot_img

Mãe de Simone Biles ofereceu apoio crucial quando ela decidiu não competir em Tóquio: “Eu te amo e saiba que estamos rezando por você”

A Netflix lançou recentemente "Simone Biles Rising", uma série documental que oferece uma visão íntima da vida pessoal e profissional da ginasta Simone Biles...

Zezé Motta recebe Preta Gil, Sheron Menezzes e Aline Wirley no ‘Especial mulher negra’

Artista que acabou de completar 80 anos, Zezé Motta recebe Aline Wirley, Preta Gil e Sheron Menezzes no “Especial mulher negra”, que será exibido...

Julho das Pretas: ‘Temos ainda como horizonte sermos livres das amarras históricas’, diz ativista

No dia 25 de julho será celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. E em alusão a data, o Julho das Pretas é realizado...
-+=