Obstáculos à defesa da vida

Fonte: Observatório da Favela –

 

O Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, sediou na última segunda-feira, dia 28, a conferência “Obstáculos à implantação de políticas públicas de segurança voltadas à redução da violência letal”. A mesa de debate contou com a participação do comandante de Unidades Especiais da Polícia Militar, tenente-coronel Antonio Carballo Blanco, e da pesquisadora da Universidade Cândido Mendes e fundadora da Rede Latino-Americana de Policiais e Sociedade Civil, Jacqueline Muniz. O presidente do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, mediou as apresentações que trataram de tópicos ligados às atuais dificuldades para o desenvolvimento e a continuidade de ações públicas articuladas à sociedade civil e a instâncias policiais e jurídicas, no combate, redução e prevenção de violência letal por homicídios no Brasil.

 

A conferência foi realizada por ocasião do 3° Fórum Violência, Participação Popular e Direitos Humanos, promovido pelo Centro de Informação das Nações Unidas do Brasil e pelo Movimento Rio de Paz em comemoração ao Dia Internacional da Paz, ocorrido no dia 21 deste mês.

 

Para o comandante de Unidades Especiais da Polícia Militar, Antonio Carballo Blanco, antes de pensarmos nos obstáculos à implantação de políticas públicas de segurança, devemos problematizar algumas terminologias deste contexto. Carballo disse que o termo implantação é ambíguo e obscuro. De acordo com o policial, o Brasil já conta com políticas implantadas e com uma legislação em prol da valorização da vida. Assim, sugeriu a utilização do termo implementação, palavra que, em sua opinião, designa aquilo que já está estabelecido e que já funciona.

 

“Hoje existem ótimas práticas voltadas para a redução da violência letal, assim como documentos nesse sentido, mas o governo tem negligenciado a implementação, porque são muitos aspectos que incidem aí. Não consigo vislumbrar um obstáculo legal para a implantação de políticas de segurança pública, mas vejo que existem dificuldades para a implementação, por causa de condicionantes de natureza partidária, eleitoral, cultural e gerencial, que são sim possíveis obstáculos à implementação”, frisou Carballo.

 

Ele também comentou a necessidade de diferenciar as expressões “política de segurança pública” e “política pública de segurança”, que podem confundir as metas dos programas e projetos criados. Carballo afirmou que as políticas de segurança pública envolvem setores judiciários e policiais, enquanto as políticas públicas de segurança vão mais além, reunindo aspectos ligados a setores como saúde, educação e cultura. “Quando dizemos política pública de segurança estamos falando de várias condicionantes básicas de uma estrutura que transforme o indivíduo em sujeito ativo”, observou o tenente-coronel.

 

Já a pesquisadora Jacqueline Muniz, levantou hipóteses acerca da relação entre o medo, a segurança pública e a violência hoje no país. Para ela, a própria sociedade produz preconceitos e reservas. A razão disso, segundo a pesquisadora, são os medos individuais e coletivos, que, potencializados, acabam desencadeando ações de repressão e repúdio às diferenças, cujo resultado muitas vezes é a violência letal.

 

Jacqueline Muniz defendeu a idéia de que a sociedade brasileira hoje se baseia pelos paradigmas do populismo penal e da visão policialesca, fatores que determinam opressões e intervenções policiais provisórias e locais. “Tudo acaba em ações de dureza e tirania. Para ser punido é preciso primeiro ser investigado e isso leva tempo, mas o medo é imediato. Todos nós temos um apetite punitivo hoje em dia. Aí a segurança passa a ser o aqui e o agora do nosso medo. O mundo da desinformação maximiza o medo da diferença do outro. E fazer segurança pública é dia-a-dia em um cotidiano estruturado, apoiado entre sociedade, polícia e política. Acontece é que ficamos reféns dos modismos de medos da ocasião”, justifica a pesquisadora, que completou afirmando que a lógica de uma política de segurança pública não pode estar fundamentada na temporalidade do agora. Para ela, os programas elaborados para a segurança pública devem ser feitos com metas e finalidades, pensados ao longo prazo.

 

3° Fórum Violência, Participação Popular e Direitos Humanos

Três mesas de debate reuniram pesquisadores e representantes de entidades ligadas à gestão e ao estudo dos direitos humanos e da segurança pública. Além da conferência “Obstáculos à implantação de políticas públicas de segurança voltadas à redução da violência letal”, ocorreram demais apresentações focadas na temática da participação popular em prol dos direitos à vida.

 

O segundo encontro do dia, “O acesso a justiça, política prisional e violações de direitos”, contou com a participação do coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da Uerj, Ignácio Cano, do juiz federal e professor José Eduardo Nobre Matta e da mediação da professora de criminologia da PUC-Rio, Elizabeth Sussekind.

 

Já na última palestra, “A participação da sociedade e o controle externo sobre as instituições do sistema de justiça criminal”, foi proferida pelo coordenador de Estudos e Pesquisas em Ordem Pública e Direitos Humanos, Jorge da Silva, ao lado do subprocurador geral da Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público, Leonardo Chaves e do mediador do encontro, o corregedor interno da Polícia Militar, o coronel Carlos Augusto Rodrigues dos Santos.

Matéria original

+ sobre o tema

Diversos Somos Todos: Meio ambiente, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável

por Reinaldo Bulgarelli Empresa sustentável é aquela que...

Sakamoto: sem direitos humanos, a barbárie tomará conta do Brasil

Reflexo dos tempos de ódio, Sakamoto relata que já...

Estudo liga câncer de próstata ao tamanho da cintura

Homens de cintura larga têm maior risco de desenvolver...

Lista atualizada Domingo 06/10 – Eleições do Conselho Tutelar – Dia 06/10 – Indicações

Segue lista de candidatos à Conselheiros e Conselheiras Tutelares...

para lembrar

Fundo BAOBÁ contrata: Assistente Administrativo Financeiro l

IPO assessora o BAOBÁ nesta contratação O Fundo Baobá para...

O que são direitos humanos

Direitos humanos são direitos e liberdades a que...

Reforma do Código Penal propõe descriminalização parcial do aborto

O projeto inclui os casos de anencefalia do feto...

Senado abre consulta pública sobre legalização do aborto

O Senado Federal lançou uma consulta pública para saber...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=