Ocupação Artística Canhoba recebe o evento “Quebrava Viva Móvel” com o Coletivo Noroest

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

O projeto convida toda a comunidade para um dia de imersão na cultura do hip-hop, promovendo as tradicionais batalhas de breaking, criação de painéis de Graffiti, shows, bate-papo sobre a inserção do breaking nas olimpíadas e uma biblioteca móvel com espaço para crianças.

Coletivo Noroest celebra a cultura do hip-hop com evento “Quebrada Viva Móvel” em Perus

No dia 17 de junho de 2023 (sábado), a partir de 15h, com entrada gratuita, o Coletivo Noroest realiza o último evento da temporada “Quebrava Viva Móvel”, desta vez na Ocupação Artística Canhoba, que fica na Rua Canhoba, 299, Perus, Zona Noroeste da cidade de São Paulo

Durante o evento, haverá a criação de painéis de Graffiti com Bonga Mac, apresentação da Batalha da Inácia e as tradicionais batalhas 3vs3 b-boys e b-girls de São Paulo, com premiação em dinheiro e troféu. A equipe de jurados será formada por Megaman, Bebeia e Bruno Loko, Discotecagem com os DJ’s Insano (Coletivo Noroest) e Dina Groovy e os MCs Eliot e Igor Souza.  

Visando incentivar o hábito da leitura, sobretudo ao conteúdo da história do Hip-hop, o evento contará com uma biblioteca temática com oferta de livros e outros materiais didáticos. Um ambiente organizado e confortável que possibilitará a interação das crianças e jovens com os monitores, durante atividades lúdicas com contação de histórias e leituras de livros como “O grito do hip-hop”, “A quebrada em quadrinhos”, “Nelson Triunfo, do sertão ao Hip-hop”, “Mulher de Palavra: Um retrato de mulheres no Rap de São Paulo”, ”A pedagogia hip-hop: Consciência, resistência e saberes em luta”, “Batidas, rimas e vida escolas” e “Genealogia hip-hop”.  

O “Quebrada Viva Móvel” surgiu a partir de uma perspectiva cultural periférica ligada à cultura Hip-Hop, movimento que vem transformando diversas ‘quebradas’ tanto na cidade de São Paulo como em outras localidades do país.  

Com ele, o Coletivo Noroest promove um circuito de formação e difusão cultural que contribui com o desenvolvimento social das comunidades por onde as ações irão passar, em geral carentes de equipamentos culturais, instigando as pessoas para uma nova perspectiva de vida tendo a ideologia Hip-Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos.

A ação que faz parte do projeto “Autonomia Periférica” contemplado na 19º edição do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da SMC – Modalidade 2 (@programavai), prevê eventos gratuitos para o público de todas as idades, celebrando a cultura das diversas periferias do Brasil, fomentando e dando visibilidade para novas produções artísticas com base na cultura hip-hop. Além dos eventos de hip-hop, o projeto propõe o lançamento de um documentário e apresentações do espetáculo Vértebras Quebradas, do Coletivo Noroest

Foto: Divulgação – Coletivo Noroest

Sobre o Coletivo Noroest

O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015, quando surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang, sendo atualmente composto por integrantes residentes no bairro periférico de Perus, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital. 

“Por se tratar de uma arte genuína, fonte de produção de novos saberes e novas maneiras de olhar para o mundo vigente, acreditamos que através do Hip-Hop é possível conscientizar, humanizar e trocar aprendizados, potencializando valores sociais e intelectuais”, comenta o Coletivo Noroest.

Em 2015 surge a ideia da criação do evento ‘’Quebrada Viva Battle’’ e nos anos de 2016 e 2019, o coletivo é contemplado pelo programa VAI modalidade 1, levando ações como eventos em formato de Jams, em praças e pontos de cultura como: Comunidade  Cultural Quilombaque Perus, Casa de Hip-Hop Perus, Ocupação Artística Canhoba, desenvolvendo workshops, exposição de graffiti, bate-papo e batalhas de breaking. Em 2020, é contemplado no edital PROAC nº 34/2020 – Manutenção de Corpos Artísticos estáveis em favelas e comunidades com o projeto “Coletivo Noroest – Quebrada Viva”. E em 2021, é contemplado com o projeto “Raízes do Hip Hop – Território Noroeste” no edital PROAC º 33/2021 – Ações Locais / Favelas e Periferias / Produção, Difusão, Capacitação e Eventos (presencial e/ ou online). 

Informações: www.facebook.com/Projetoquebradavivabattle e www.instagram.com/coletivonoroest


SERVIÇO: Quebrada Viva Móvel em Perus

Com Coletivo Noroest e participações especiais

Quando: 17 de maio de 2023 (sábado) 

Horário: 15h

Onde: Ocupação Artística Canhoba

Endereço: Rua Canhoba, 299 – Perus – Zona Noroeste – São Paulo/SP

Gratuito – Livre para todas as idades 


Programação: Tradicionais batalhas de breaking 3×3 (Inscrições Via mensagem @coletivonoroest ou no dia do evento até fechar o top 16 por ordem de chegada).

Jurados: Megaman, Bebeia e Bruno Loko

DJ’s: Insano e Dina Groovy

Graffiti: Bonga Mac

Atração: Batalha da Inácia

Mestre de Cerimonia: Igor Souza e Eliot

+ Atrações: Biblioteca Hip-Hop, microfone aberto, Cyphers (tradicionais rodas de breaking)

+ sobre o tema

Tony Tornado esclarece confusão sobre seu pai em papo com Sterblitch

Se tem alguém que tem muita história para contar,...

Naufrágio de barco nigeriano com 166 a bordo mata ao menos 45

Pelo menos 45 pessoas morreram quando um barco...

TPI condena congolês Lubanga a 14 anos por recrutar crianças

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou...

Quesito quilombola no Censo conecta o Brasil aos compromissos da ONU

As Nações Unidas declararam que, entre 2015 e 2024, a comunidade...

para lembrar

Pai de Michael Jackson confessa que batia nos filhos quando eram crianças

Em entrevista ao programa de Oprah Winfrey, Joe Jackson,...

Somos todos africanos

Por Felipe A. P. L. Costa   Na...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=