quarta-feira, julho 6, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoONU comemora 10º aniversário de plano de combate ao racismo

ONU comemora 10º aniversário de plano de combate ao racismo

A Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) deve organizar evento para comemorar o décimo aniversário da adoção da Declaração e do Plano de Ação de Durban. A ação está prevista para setembro deste ano, na cidade de Nova York.

A reunião, cujo tema será “Vítimas do racimo, discriminação racial, xenofobia e intolerâncias correlatas: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, coincide com o Ano Internacional dos Afrodescendentes.

A Declaração de Durban – um plano de ação da comunidade internacional para combater o racismo, foi adotada por consenso em 2001, quando da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerâncias correlatas, que ocorreu em Durban, na África do Sul.

O Plano apresenta uma agenda inovadora e direcionada ao combate de todas as formas de racismo e de discriminação racial.

Você sabe o que foi a Conferência de Durban? Leia aqui

A reunião de Nova York prevê a participação de organizações não governamentais (ONGs), por considerar que os atores da sociedade civil são essenciais para combater todas as formas de racismo.

Um representante de ONG falará durante a Sessão Plenária de abertura e algumas representações serão convidadas a participar das mesas redondas, assim como outras poderão acompanhar os debates.

Porém, todos deverão ter suas atividades relacionadas ao combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e intolerâncias correlatas.

Fonte: Vermelho

Artigos Relacionados
-+=