Os traços da hereditariedade: cor, raça e eugenia no Brasil

Lançado coincidentemente na semana em que se comemora o dia da consciência negra, O livro Os traços da hereditariedade: cor, raça e eugenia no Brasil, publicado pela Editora Prismas (380 páginas), é fruto da dissertação de mestrado de Leonardo Dallacqua de Carvalho, hoje doutorando em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Defendida em 2014, na Universidade Estadual Paulista/UNESP, a pesquisa que gerou o livro é um convite para compreender a eugenia no Brasil, em especial, com enfoque na questão racial.

Por Gerson Pietta via Guest Post para o Portal Geledés

Dividida em quatro capítulos, o autor procurou trabalhar desde a gênese do pensamento de Francis Galton, cientista inglês que cunhou o termo eugenia, até sua recepção no Brasil e como foi articulada pelas intelligentsia nacional. Em destaque, deve-se ressaltar as fontes utilizadas pelo pesquisador, uma vez que analisou edições da revista de variedades Careta entre os anos de 1930- 1934 para situar a discussão no semanário sobre raça, cor e eugenia no Brasil. As análises foram feitas por meio de crônicas e caricaturas, o que presenteia o leitor com saborosas ilustrações e sugerem a visão do semanário acerca das questões raciais daquele período.

Uma das contribuições está justamente em perceber as posições de um periódico no que diz respeito a condição hierarquizada da sociedade brasileira onde o negro, o miscigenado e o amarelo estariam postados à margem da sociedade no nível educacional, econômico, político e etc.. Aliás, a eugenia estaria na membrana de parte desse discurso de segregação social, sobretudo, com o pensamento médico aliado as decisões políticas. A Careta, iria se posicionar fortemente contra as investidas da “padronização” dos tipos humanos.

Talvez, o que resuma bem a obra é parte do prefácio do professor Dr. Vanderlei Sebastião de Souza, um dos maiores especialistas sobre o tema da eugenia no Brasil:

Transitando com habilidade pela história intelectual brasileira, o livro Os traços da hereditariedade: cor, raça e eugenia no Brasil é, portanto, uma obra que conduz o leitor para um amplo debate sobre o modo como o discurso de intelectuais e cientistas intervem no mundo social, criando uma variedade de imagens, interpretações e estereótipos sobre o país e a identidade nacional. Mais importante que isso, o livro nos permite uma reflexão profunda sobre a centralidade da questão racial e os dilemas relacionados à cor e identidade na sociedade brasileira. Por último, é preciso destacar que o livro de Leonardo Dallacqua de Carvalho é uma dessas obras que desperta o gosto pela história e pelas interpretações que fundaram o Brasil, aguçando no leitor a crítica e a curiosidade pelo conhecimento de um capítulo importante na história das ciências e do pensamento social brasileiro.

O livro está disponível no site da Editora Prismas e, em breve, nas principais livrarias do país.

Gerson Pietta,

Mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/PR.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Como o uso de dados pode ajudar a solucionar o racismo

Phillip Atiba Goff, co-fundador e presidente do Center for...

Assaltante, capanga: personagens de Babu mostram racismo na TV e no cinema

Assaltante, bêbado, arrombador, capanga. Esses são alguns dos personagens...

Discurso da ‘passividade’ do negro brasileiro é artimanha de ideologia racista

Quando Ta-Nehisi Coates, autor do livro "Entre o Mundo...

Magazine Luiza abre inscrições de trainee só para negros

O Magazine Luiza anunciou em comunicado a abertura de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=