Eduardo Paes põe o dedo na ferida: quem vai abrir a Rio 2016?

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concedeu uma entrevista em que revela como a sociedade brasileira foi irresponsável ao apoiar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, sem crime de responsabilidade, às vésperas daquele que deveria ser o maior evento de todos os tempos no País; “Ainda há muita incerteza, muita instabilidade. Ué, a gente não sabe nem quem vai ser o presidente daqui a dois meses, que vai abrir a Olimpíada”, disse Paes, que não escondeu sua frustração; votação do mérito no Senado deve ocorrer em 2 de agosto, a três dias da abertura, e a votação final até 16 de agosto, com os Jogos em curso, mas também pode ficar para setembro, em razão dos recursos ao STF; seja na véspera ou durante o evento que celebra a união dos povos, o Brasil ainda estará dividido

Do Brasil 247

Quando, em 1894, o Barão de Coubertin propôs, num congresso em Paris, a realização de jogos olímpicos a cada quatro anos, tal qual se fazia na Grécia antiga, a intenção era unir e aproximar os povos, de todas as bandeiras, credos e etnias. Foi com esse espírito que surgiu o símbolo olímpico, com os cinco anéis entrelaçados.

Cento e quinze anos depois, em 2009, durante o segundo governo do ex-presidente Lula, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar os Jogos de 2016. Foi uma das conquistas mais importantes da história do País, num momento em que o Brasil era apontado como uma das grandes fronteiras de crescimento no mundo.

Hoje, a dois meses da Rio 2016, o Brasil ainda está em guerra política e isso se deve à irresponsabilidade de uma oligarquia política que tentou promover uma tomada heterodoxa do poder, passando por cima do essencial numa democracia, que é a urna.

Diante desse cenário, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concedeu uma entrevista que coloca o dedo na ferida. “Ainda há muita incerteza, muita instabilidade. Ué, a gente não sabe nem quem vai ser o presidente daqui a dois meses, que vai abrir a Olimpíada”, disse ele. “As pessoas estão com medo de fazer tudo, medo de investir, de fazer, de dialogar, de serem mal interpretadas.”

Paes não escondeu sua frustração. “Todos os brasileiros estão frustrados, talvez eu esteja um pouco mais”, afirmou. E fez ainda uma crítica indireta ao presidente interino Michel Temer. “Não foi o Michel Temer que fez a Olimpíada. A presidente que fez a Olimpíada comigo foi a Dilma.”

Rito do impeachment

Se a Rio 2016 deveria servir para projetar uma boa imagem do País e celebrar a paz, o fato é que o Brasil ainda estará em guerra política aberta.

Em sessão da comissão do impeachment nesta segunda-feira 6, o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) recuou e o presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), rejeitou a proposta da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) de reduzir para apenas cinco dias o prazo para as alegações finais no processo.

Com isso, a votação do relatório na comissão do Senado deve ocorrer no dia 27 de julho e a leitura do parecer deve acontecer no dia 28. A votação da pronúncia no plenário fica então para o dia 2 de agosto, três dias antes da abertura da Rio 2016. E o julgamento final dos senadores, em plenário, sobre o afastamento de Dilma acontecerá até o dia 16 de agosto, com os Jogos Olímpicos em curso.

O Brasil sediará o evento mais importante de sua história, portanto, com dois presidentes – um interino e uma afastada.

No entanto, a presidente Dilma Rousseff e seus aliados farão de tudo para adiar o julgamento até setembro. Eles lutam para que a discussão sobre o impeachment atravesse o mês de agosto, para que, neste momento, em que as atenções internacionais estarão voltadas para o Brasil, seja possível denunciar ao mundo o que enxergam como “golpe”.

A realidade, que hoje frustra Paes, é que o Brasil pode ter desperdiçado uma de suas maiores oportunidades históricas devido à irresponsabilidade de sua classe política.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

CIRO

"O articulista Fernando de Barros e Silva, no...

Sou negro, não sei sambar

"Sou negro, não sei sambar", de Patrício Salgado, fruto...

O imbecil politicamente incorreto

Por Cynara Menezes, na CartaCapital: Em 1996, três jornalistas...

Centro-direita vence eleição europeia

Em pleito para o Parlamento Europeu, socialistas perdem tanto...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=