“Pai, me ajude: nasci menina” – veja o vídeo que está comovendo a internet

Enviado por / FonteDo Bem Mais Mulher

Uma organização sem fins lucrativos produziu um vídeo belíssimo a fim de conscientizar sobre a violência contra a mulher. Impactante, ele traz a voz de uma garotinha fazendo pedidos ao seu pai antes mesmo de nascer. Entre eles estão atitudes que podem sim diminuir a desigualdade de gêneros.

O vídeo começa com a garotinha agradecendo seu pai por ter cuidado dela, mesmo antes de ter nascido. No entanto, ela diz que precisa pedir-lhe um favor, um aviso: sobre garotos.

“Porque eu vou nascer uma garota. O que significa que aos 14 anos, os garotos da minha sala vão me chamar de puta, vadia, vaca, e um monte de outras coisas só por diversão, é claro. Coisas que homens fazem. Então você não vai se preocupar. E eu entendo isso, pois talvez você também tenha feito isso quando jovem, tentando impressionar outros meninos.”

Depois disso, a garota continua descrevendo situações de abuso sexual e psicológico como se fossem naturais para as mulheres e apenas uma brincadeira para os homens. Quando ela já está mais madura e se encontra em um relacionamento sólido, cabe usarmos até o termo “gaslighting” para descrever o que acontece com ela. Ou seja, quando a pessoa começa duvidar de sua própria sanidade por conta de uma violência psicológica machista. As coisas tomam maiores proporções até que ela é agredida por seu companheiro.

“Então, querido papai, este é o favor que quero lhe pedir. Uma coisa sempre leva a outra. Então, por favor, não deixe que tudo isso comece. Não deixe meus irmãos chamarem garotas de putas. Que um dia algum garotinho pode começar a acreditar nisso.”

“Querido papai. Eu sei que você vai me proteger de leões, tigres, armas, carros e até sushi antes mesmo que eu pense sobre o perigo de todas essas coisas. Eu vou nascer uma garota, portanto faça tudo o que você puder para que isto não seja o maior perigo de todos.“

Para ler toda matéria clique aqui

Intitulado como “Dear Daddy” (Querido Papai) o vídeo é uma realização da ONG Care Norway. Assista abaixo:

+ sobre o tema

Pílulas de Discernimento: em gratidão aos feminismos

Na minha coluna mais recente aqui para o Catarinas discorri sobre...

Consciência Negra, Globeleza e homicídio da juventude: entrevista com Ronald Augusto

A população negra e parda é historicamente oprimida no...

para lembrar

Mulheres negras por um mundo em que caibamos todas

"Povoada,/ Quem falou que eu ando só/ Nessa terra,...

“Enquanto me beijava, ele tentava me atirar pela janela.”

A violência doméstica, crime silencioso e invisível, por muito...

Violência contra a mulher: Mulheres rejeitam explicação simplista de delegado

Representantes de entidades ligadas ao movimento social feminista e...

Luiza Bairros diz que evangélicos querem acabar com religiões africanas

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...
spot_imgspot_img

Só sete estados têm leis específicas de proteção contra assédio sexual a servidores

Apenas sete estados contam com leis que visam ampliar a proteção contra assédio sexual de servidores. Nesses locais, os estatutos de profissionais públicos vão além do...

Mulheres afirmam que foram assediadas por Silvio Almeida: ‘Tive noção de que era algo grave’

O Fantástico, que entrevistou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também falou com sete mulheres que acusam Silvio Almeida. Duas gravaram entrevista. Entre elas, a professora...

Salvador elege Eliete Paraguassu, primeira vereadora quilombola da cidade: ‘a gente rompeu a barreira do racismo’

Eliete Paraguassu (Psol) se tornou a primeira vereadora quilombola eleita em Salvador. A vitória foi desenhada neste domingo (6), no primeiro turno das eleições...
-+=