Para presidente de CPI, escravocratas têm assento no Congresso

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo na Câmara, Cláudio Puty (PT-PA), considera que o discurso da bancada de representantes do agronegócio no Congresso os transforma em “escravocratas modernos”. Puty lamentou os argumentos utilizados para barrar a votação da Proposta de Emenda à Constituição 438, de 2001, a chamada PEC do Trabalho Escravo, que aguarda há oito anos pela apreciação em segundo turno. Esta semana, os ruralistas impediram a votação, mesmo com apoio do governo Dilma Rousseff, com o argumento de que a lei brasileira não deixa claro de que se trata o trabalho escravo.

Se aprovada, a PEC permitirá expropriar para fins de reforma agrária a terra na qual seja flagrada escravidão. Após a tentativa frustrada desta semana, o Planalto tem expectativa de promover nova votação no dia 22. Mas os representantes do agronegócio avisam que querem uma definição sobre o conceito de trabalho escravo.

Puty lembra que a definição já existe: é o artigo 149 do Código Penal. Para ele, um próximo passo no combate ao trabalho escravo no Brasil é a aplicação efetiva da lei. A maior parte dos juízes converte a pena de dois a oito anos de prisão no pagamento de multa ou na prestação de serviços à comunidade.

Leia, a seguir, trechos da entrevista

– Quem perde com a aprovação desta PEC?

– São dezenas de proprietários rurais e algumas empresas urbanas, sejam elas da construção civil ou do setor têxtil, que têm recorrido historicamente ao uso de trabalho forçado, ou escravidão por dívida, ou trabalho degradante a custa da ignorância e da enganação pura e simples dos trabalhadores mais pobres em diversos lugares do Brasil, mas também recentemente em São Paulo. Essas pessoas têm representação aqui no Congresso e o discurso dos escravocratas modernos é sempre de que o trabalho escravo não existe, de que não há uma definição clara na lei sobre o que é o trabalho escravo e de que o problema seria na realidade o excesso de fiscalização que criminalizaria os proprietários.

– Como opera atualmente a escravidão no Brasil?

– A fiscalização do Ministério do Trabalho funciona de acordo com a lei. A lei diz que o trabalho escravo ou análogo ao escravo é caracterizado pela escravidão por dívida, no qual o trabalhador é arregimentado por um “gato”, ou o “coiote”, e a pessoa, ao chegar na fazenda, descobre que tem uma divida e que tem de pagar os custos do transporte, do alojamento e da alimentação. Só que ele nunca consegue pagar essa divida, pois sempre coloca na conta mais gastos com alimentação.

Em segundo lugar, a jornada exaustiva, na qual o excesso de trabalho leva as pessoas à morte. Em terceiro lugar, as condições degradantes, aí envolve tomar água com animais, não ter tratamento médico, alimentos estragados, dormir em barracões sujeitos ao relento e sem condições. Essas três características básicas fazem com que nós chamamos algo de trabalho escravo.

– O senhor preside uma CPI que está investigando a prática do trabalho escravo. O que o senhor conseguiu apurar até agora?

– A nossa CPI só tem um mês, nós estamos na primeira fase. Nós decidimos no plenário da CPI resgatar um debate sobre o trabalho escravo no Brasil, resgatando as histórias, as experiências internacionais, a legislação internacional e a legislação brasileira e, portanto, nós ainda não convocamos réus nem vitimas.

O que que deu para apurar é que existe uma legislação brasileira, um conceito estabelecido, que o Brasil é um exemplo internacional nas iniciativas de combate ao trabalho escravo. E uma última coisa, existe uma intensa controvérsia aqui na Câmara com a bancada ruralista.

– O que o senhor considera fundamental para que, aprovando a lei, ela seja validada?

– Aprovando a PEC, o próximo passo é nós chegarmos a uma mais clara interpretação por parte da Justiça desse artigo 149 do Código Penal. A Justiça federal tem seguidas vezes dado uma interpretação diferente da interpretação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e da Justiça trabalhista acerca do trabalho escravo. Em termos práticos, o fiscal vai lá, autua, o Ministério Público denuncia, mas a juiz não dá seguimento ao processo ou dá ganho de causa ao proprietário. Então, com a PEC do Trabalho Escravo aprovada, o problema se transfere para o Judiciário.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

Pena de morte?!

Hoje, ouvi um relato sobre um assalto. O ônibus...

Sob a luz tropical: racismo e padrões de cor da indústria fotográfica no Brasil

A indústria fotográfica pode ser racista no Brasil? Partindo...

‘Me sinto defendendo outro preso político’

Advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, defensor do manifestante Fábio Hideki,...

Jeferson Tenório defende papel da literatura como direito humano

O escritor e pesquisador Jeferson Tenório, que se consagrou...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=