PE: Tambores Silenciosos misturam religião, política e cultura

por RICARDO SANTOS

A Noite dos Tambores Silenciosos não podia ser em outro lugar do Carnaval de Recife que não o Pólo Afro, montado no Pátio do Terço, no bairro de São José. A tradicional festa religiosa reuniu, na noite desta segunda-feira, desfiles de várias nações de Maracatu que exaltaram a cultura e a beleza do povo negro. E à meia-noite, os tambores pararam e as luzes se apagaram para a cerimônia religiosa.

Além do toque das alfaias, das caixas e do chocalhar dos abês, as apresentações tiveram belas danças com trajes coloridos e muito trabalhados. Uma das coreografias mais belas da noite foi a do Maracatu Nação Sol Nascente, ligado ao Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré). “Hoje a responsabilidade é grande, porque um dos homenageados é Ubiracy Ferreira, presidente do Sol Nascente e coreógrafo do Bacnaré”, afirmou Tiago Ferreira, mestre do Maracatu e filho de Ubiracy.

Além da música e da dança, outro viés da festa é o político. “Estamos dando a essas comunidades o direito de elas serem divulgadas e dizer que elas são comunidades dignas”, diz Ivaldo Marciano de França Lima, 37 anos, mestre do Maracatu Nação Cambinda Estrela e professor de História da África na Universidade do Estado da Bahia. “Pra nós favela é um termo positivo, e por isso dizemos que nós somos o Maracatu da luta e Maracatu das favelas.”

Desde 1935 no Alto de Santa Isabel, e desde 1996 no Chão de Estrelas, o Cambinda Estrela tem, segundo Ivaldo, “uma discussão interna que o leva a não se reivindicar de nenhuma comunidade”. “Enquanto plataforma política, o Cambinda Estrela defende que esse é o Maracatu do negro, do povo organizado das favelas”, disse ele. E plataforma política não é exagero: antes mesmo da apresentação, o próprio mestre distribuía panfletos em que criticavam a desocupação do quilombo do Rio dos Macacos, que estaria marcada para março deste ano. Além disso, durante o desfile, uma bandeira que pedia cotas raciais nas universidades públicas de Pernambuco era agitada. “Como dizia Fela Kuti, ‘A música é a arma’, e nós vamos usar a nossa”, disse Ivaldo.

Pouco antes da meia-noite, os tambores pararam e as luzes foram apagadas e somente uma vela permitia ver falando o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi. Coroando a tradição religiosa do evento, ele entoou cantos e rezas, soltou pombas brancas e desejou paz a todas as pessoas.

 

Tambores Silenciosos – trecho 2011

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Miss América. O pedido de desculpas a Vanessa Williams 32 anos depois

Sam Haskel aproveitou ainda a ocasião para convidá-la para...

Lula teve visão política em relação à África, diz pensador

Dayanne Mikevis Céléstin Monga diz que, apesar dos avanços,...

Pelourinho vai receber R$ 16 milhões para recuperação de imóveis antigos

O anúncio dos primeiros investimentos do Fundo Nacional de...

Mostra ‘E eu não sou uma mulher?’ traz temas caros às mulheres negras

Em cartaz na Galeria de Arte do BDMG Cultural,...

para lembrar

Moradores de área Quilombola recebe cobrança milionária da Receita

por Edvaldo JúniorCobranças milionárias feitas pela Receita Federal vêm...

Docente destaca contributo da mulher africana em prol do seu desenvolvimento

Luanda - A professora do Instituto Superior Politécnico Atlântida,...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=