Pelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Quantidade de ocorrências espantou a PMDF, que lembrou sobre o fim de semana ter mais crimes deste tipo

 

Por Raphaella Sconetto, do Jornal de Brasilia 

Feminicidio – morte de mulheres
foto: João Stangherlin

Só neste domingo (28), a Polícia Militar do Distrito Federal registrou sete casos de violência contra a mulher: cinco em Planaltina e dois em Sobradinho. As ocorrências vão desde discussão entre casais até agressão. A quantidade de chamados espantou a corporação, pois todos aconteceram ainda na tarde de hoje.

Um dos casos foi o de uma mulher agredida pelo marido dentro de casa, no Arapoanga, em Planaltina. Outro registro foi uma agressão que aconteceu em um posto de combustível na BR 020, em Sobradinho.

Conforme o Jornal de Brasília mostrou na semana passada, o maior número de casos de violência contra a mulher acontece aos fins de semana e feriados. “Há ocorrências todos os dias, mas o volume é maior nesses dias. Primeiro porque os casais estão juntos, mas também porque costuma haver consumo de bebidas alcoólicas”, explica o  Major Michello Bueno.

A fala é comprovada por números. Uma média de 40 mulheres são vítimas de violência doméstica diariamente no DF. A maioria dos casos ocorre entre sexta e domingo, sendo este último o dia com maior incidência, geralmente entre 18h e 0h. Até setembro do ano passado, último mês disponibilizado pela Secretaria de Segurança, 10.810 mulheres foram vítimas.

A maior consequência da violência é a morte e, nesse caso, o homicídio é qualificado como feminicídio. No ano passado, o crime cresceu mais de 200%, passando de 15 ocorrências para 49. No Itapoã, foram três casos de mulheres que quase perderam a vida nas mãos de companheiros. A maior parte das agressões acontece dentro das próprias residências.

+ sobre o tema

Dia Internacional da Mulher Indígena

Hoje, 05 de setembro, é Dia Internacional da Mulher...

Coisa de vagabunda – Por: Clara Averbuck

Isso é coisa de vagabunda. Mulher que se dá...

Eles não estão doentes, e nós não estamos loucas

Ontem, uma menina foi estuprada por 30 homens no...

para lembrar

Abusada por treinador, nadadora tem crise nervosa após entrevista de Xuxa

Joanna Maranhão sofreu e usou o Twitter para dar...

Dilma Rousseff enfatiza luta contra violência doméstica

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que é preciso “reprimir...

Na época do Brasil colonial, lei permitia que marido assassinasse a própria mulher

Jorge Amado abre o clássico Gabriela, Cravo e Canela...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=