segunda-feira, setembro 20, 2021
InícioQuestões de GêneroViolência contra MulherPelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Pelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Quantidade de ocorrências espantou a PMDF, que lembrou sobre o fim de semana ter mais crimes deste tipo

 

Por Raphaella Sconetto, do Jornal de Brasilia 

blank
Feminicidio – morte de mulheres
foto: João Stangherlin

Só neste domingo (28), a Polícia Militar do Distrito Federal registrou sete casos de violência contra a mulher: cinco em Planaltina e dois em Sobradinho. As ocorrências vão desde discussão entre casais até agressão. A quantidade de chamados espantou a corporação, pois todos aconteceram ainda na tarde de hoje.

Um dos casos foi o de uma mulher agredida pelo marido dentro de casa, no Arapoanga, em Planaltina. Outro registro foi uma agressão que aconteceu em um posto de combustível na BR 020, em Sobradinho.

Conforme o Jornal de Brasília mostrou na semana passada, o maior número de casos de violência contra a mulher acontece aos fins de semana e feriados. “Há ocorrências todos os dias, mas o volume é maior nesses dias. Primeiro porque os casais estão juntos, mas também porque costuma haver consumo de bebidas alcoólicas”, explica o  Major Michello Bueno.

A fala é comprovada por números. Uma média de 40 mulheres são vítimas de violência doméstica diariamente no DF. A maioria dos casos ocorre entre sexta e domingo, sendo este último o dia com maior incidência, geralmente entre 18h e 0h. Até setembro do ano passado, último mês disponibilizado pela Secretaria de Segurança, 10.810 mulheres foram vítimas.

A maior consequência da violência é a morte e, nesse caso, o homicídio é qualificado como feminicídio. No ano passado, o crime cresceu mais de 200%, passando de 15 ocorrências para 49. No Itapoã, foram três casos de mulheres que quase perderam a vida nas mãos de companheiros. A maior parte das agressões acontece dentro das próprias residências.

RELATED ARTICLES