Pesquisa mede o racismo entre jovens italianos e de origem estrangeira

Por ocasião do 20 de novembro, Jornada dos Direitos da Infância e da Adolescência, Lorien Consulting e o Comitê italiano para o Fundo das Nações para a Infância realizaram um estudo para indagar sobre a percepção da difusão do racismo entre os adolescentes italianos e os de origem estrangeira.

400 menores italianos e 118 estrangeiros foram ouvidos durante a realização dessa pesquisa, que levantou também quais são as medidas que estão atualmente em vigor para combater esse tipo de preconceito. Vamos a alguns resultados: 70% dos adolescentes italianos dizem encontrar-se com adolescentes estrangeiros pelo menos uma vez na semana, 43% no tempo livre e 42,2% na escola. A relação de amizade se estabelece em 50% dos casos. 57% pensam que os estrangeiros são parte integrante da sociedade italiana e 52% dizem que os que se encontram em dificuldade devem ser ajudados. 55,6% considera a presença de pessoas de outros países positiva, enquanto 47% destacou um enriquecimento cultural com essa presença.

Afrontando o tema do racismo, ambos afirmaram que ele não se expressa somente através de violências, mas principalmente com a rejeição e a marginalização. Principalmente para os de origem estrangeira, o racismo se apresenta quando há qualquer distinção para com diferenças raciais, culturais, religiosas, ideológicas, etc.

50% dos adolescentes estrangeiros diz já ter assistido a episódios de racismo, porém somente 22% declarou ter sido alvo de racismo, dos quais mais da metade disse que isso teria acontecido na escola.

Da pesquisa emergiu que o racismo está bem presente na sociedade italiana, principalmente constatada pelos adolescentes estrangeiros. Na luta contra o fenômeno, eles colocam as Instituições Nacionais como as primeiras (20%), a Igreja católica vem em segundo lugar (encabeça 18% das ações), depois vêm as Organizações Internacionais e as escolas, com 16% cada. (ED)

Fonte: Rádio Vaticano

+ sobre o tema

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

Os primeiros anos de vida têm expressivos desdobramentos na...

Sem horizonte para ter uma mulher negra como ministra no STF

Esta semana, voltou à tona, com toda força, o...

O preço de pegar a contramão da história

O Brasil não é um país de iguais. Aqui...

para lembrar

Enem: Floripa – No PI, candidato diz que tema da redação foi fácil: ‘Vivi na pele’

No Piauí, candidatos que fizeram neste domingo (4) o...

Político negro recebe ameaças da extrema-direita nas eleições alemãs

Fonte: Notícas UOL - O partido de extrema direita NPD...

Milton Nascimento repudia racismo contra candidata do ‘The Voice Kids’

Franciele Fernanda, que se classificou cantando 'Maria, Maria', foi...
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

‘Moro num país racista’, diz empresário que encerrou contrato de R$ 1 mi por ser chamado de ‘negão’

Nem o ambiente formal de uma reunião de negócios foi capaz de inibir uma fala ofensiva, de acordo com Juliano Pereira dos Santos, diretor...
-+=