Pesquisa mede o racismo entre jovens italianos e de origem estrangeira

Por ocasião do 20 de novembro, Jornada dos Direitos da Infância e da Adolescência, Lorien Consulting e o Comitê italiano para o Fundo das Nações para a Infância realizaram um estudo para indagar sobre a percepção da difusão do racismo entre os adolescentes italianos e os de origem estrangeira.

400 menores italianos e 118 estrangeiros foram ouvidos durante a realização dessa pesquisa, que levantou também quais são as medidas que estão atualmente em vigor para combater esse tipo de preconceito. Vamos a alguns resultados: 70% dos adolescentes italianos dizem encontrar-se com adolescentes estrangeiros pelo menos uma vez na semana, 43% no tempo livre e 42,2% na escola. A relação de amizade se estabelece em 50% dos casos. 57% pensam que os estrangeiros são parte integrante da sociedade italiana e 52% dizem que os que se encontram em dificuldade devem ser ajudados. 55,6% considera a presença de pessoas de outros países positiva, enquanto 47% destacou um enriquecimento cultural com essa presença.

Afrontando o tema do racismo, ambos afirmaram que ele não se expressa somente através de violências, mas principalmente com a rejeição e a marginalização. Principalmente para os de origem estrangeira, o racismo se apresenta quando há qualquer distinção para com diferenças raciais, culturais, religiosas, ideológicas, etc.

50% dos adolescentes estrangeiros diz já ter assistido a episódios de racismo, porém somente 22% declarou ter sido alvo de racismo, dos quais mais da metade disse que isso teria acontecido na escola.

Da pesquisa emergiu que o racismo está bem presente na sociedade italiana, principalmente constatada pelos adolescentes estrangeiros. Na luta contra o fenômeno, eles colocam as Instituições Nacionais como as primeiras (20%), a Igreja católica vem em segundo lugar (encabeça 18% das ações), depois vêm as Organizações Internacionais e as escolas, com 16% cada. (ED)

Fonte: Rádio Vaticano

+ sobre o tema

Guia prático das cotas

Como ainda tem muita gente que não entende (ou...

Ufac abre processo administrativo contra professor que se fantasiou de ‘negão do WhatsApp’

Instituição vai ouvir professor, que foi acusado de racismo....

Serviço em adutora suspende fornecimento de água em mais de 90 bairros de Salvador e na RMS

Uma adutora de água tratada do sistema de abastecimento...

Mulher negra filma sua expulsão de loja Victoria’s Secret; assista

Suposto caso de preconceito racial ocorreu nos Estados Unidos A...

para lembrar

Grupos armados controlam porções cada vez maiores do Grande Rio

O que era suspeita, alerta, aviso tornou-se comprovação escancarada....

Pacote Anticrime de Moro pode legalizar execuções policiais, alerta advogada

Lorraine Carvalho, do Ibccrim, esteve no Espírito Santo para...

Ozil atacado por racistas

  Colega de Cristiano Ronaldo no Real Madrid denunciou às...

Pegar pessoas negras não significa que você dê valor à vida delas

Convivi por seis meses com um cara branco que tinha...
spot_imgspot_img

Assassinatos de jovens negros por polícia serão denunciados em fórum da ONU

Entre 14 e 17 de abril, acontece na sede da ONU, em Nova York, a 4ª edição do Fórum Permanente de Afrodescendentes, com o...

Senegaleses protestam em SP pelo assassinato de ambulante: ‘Não foi uma fatalidade’

Centenas de pessoas caminharam pelo centro de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (14), exigindo justiça para o senegalês Ngange Mbaye, mais uma vítima da...

‘Não é caso isolado’: as reações no Senegal a morte de imigrante em operação policial em SP

A morte do ambulante senegalês Ngagne Mbaye durante uma operação policial no centro de São Paulo na sexta-feira (11/04) gerou grande indignação e cobranças por justiça...
-+=