Pesquisa mostra ‘dificuldade de entender como o racismo se manifesta no cotidiano’

O Instituto Peregum e a Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista (Seta) promoveram, nesta sexta-feira (4), em São Paulo, um encontro para debater a pesquisa Percepções sobre o racismo no Brasil, produzido pelas organizações em parceria com o Ipec.

O levantamento mostra que 81% dos brasileiros consideram que o país é racista. Porém, quando perguntados se são racistas, apenas 11% admitem ter atitudes que se configuram racismo.

“Aqui, temos o ‘racismo cordial’, todo mundo entende que há racismo na sociedade, mas eu não sou racista, racistas são os outros. Agora, além do racismo cordial, há também a ‘discriminação cordial’, os negros acham que há muito racismo, mas eu nunca sofri. Interessante”, afirmou o professor, escritor e ativista Hélio Santos, que insistiu no tema, propondo um recorte.

“Nem os grupos mais progressistas assumem o racismo em seus espaços de convivência. Os brancos, no que se convencionou a chamar de espaços de esquerda, sempre foram aliados nossos, mas não podemos confundir os brancos progressistas conosco. A matriz da desigualdade racial no Brasil é a questão racial”, sentenciou Santos.

Um dos dados que concentrou mais a atenção dos debatedores foi sobre as formas de racismo se revela. Para 66% dos entrevistados, é a através da violência verbal, como xingamentos e ofensas; outros 42% entendem que é o tratamento desigual; 39% afirmam que é pela violência física; somente 28% entendem que seja por menos oportunidades. Este último dado, mereceu destaque, segundo Jaqueline Santos, coordenadora do projeto Seta.

“A pessoa vai fazer uma entrevista de emprego e talvez não tenha a percepção de como a questão racial está operando ali. Mas se ela consegue ver a dimensão de que aquela empresa tem 90% de funcionários brancos, vai entender porque não conseguiu entrar lá para uma função executiva ou administrativa”, explicou Jaqueline, para quem “há uma dificuldade de entender como o racismo se manifesta no cotidiano.”

“Vejam, dois terços dos entrevistados entendem que um xingamento é uma ofensa racial. Mas olhem, a desigualdade de oportunidades é algo que não chega para essas pessoas? Só 28% percebe isso. Ou seja, enquanto a criminalização do racismo nos remete ao código penal, o racismo estrutural é assunto de política pública”, provocou Hélio Santos. “Já disseram que eu não dou muita importância ao racismo ofensivo. Evidente que me importo, mas minha ênfase foi política pública, porque é a política pública que resolve problemas”, encerrou.

Diretora de Peregum, Vanessa Nascimento celebrou a oportunidade de fomentar novas iniciativas com os dados alcançados pela pesquisa. “O resultado desse levantamento é importante também para o instituto, porque trabalhamos com base em quatro eixos: educação popular, crime e cidade, proteção e cuidado e incidência política. Então, os resultados dessa política são importantes para elaborar estratégias de atuação para o movimento negro.”

+ sobre o tema

Polícia investiga ação orquestrada contra casal vítima de racismo em MG

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga se o...

Pixador racista da Unicamp será investigado apenas por dano ao patrimônio

Apesar de ter pichado símbolos nazistas e feito ameaças,...

Cidade da Alemanha encontra maneira genial para lidar com os neonazistas

Cidade alemã para onde neonazistas peregrinam todos os anos...

para lembrar

México vê aumento de violência após 11 anos de intervenção militar

Socióloga aponta que Rio corre o mesmo risco se...

Empresa é condenada a indenizar empregada que sofreu racismo no trabalho

Uma empresa deve zelar pela boa-fé, urbanidade e pelo respeito à...

Reflexões de uma mãe preta sobre os dias das mães

Há 02 dias, Hakim, meu primeiro filho, completou 07...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=