Coroação da jovem no domingo se tornou motivo de polêmica no município de colonização germânica. Olhos castanhos, cabelos negros e um sobrenome de origem italiana.
O perfil de Maíra Farinon, 25 anos, surpreende quem está acostumado a ver uma loira de olhos claros, com um sobrenome difícil de pronunciar, carregar a coroa de rainha da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
A coroação da jovem no domingo se tornou motivo de polêmica no município de colonização germânica. A decisão dos jurados passou a receber críticas. No Twitter, alguns reprovoram a escolha de Maíra, que já foi rainha da 13ª Festa Estadual do Feijão, em Sobradinho, em 2008.
– Minha bisavó era alemã, mas não tenho o perfil típico. Já estava preparada para alguma reação, mas não imaginava que geraria tantos comentários – conta a soberana.
Ela confirma que até os pais se surpreenderam com sua decisão de participar do concurso. Maíra diz que não se abala com as críticas:
– Eu sonhava muito com o título. Sou morena, é assim que eu me gosto.
Para a telefonista Christine Araújo, 50 anos, apenas jovens com características alemãs deveriam concorrer.
– Acho que tem de ser loira, de origem alemã, que fale alemão. Não é questão de preconceito, só acho que, por exemplo, uma loira não vai concorrer à mais bela negra – critica.
Há quem conteste o fato de Maíra ser de Sobradinho. A soberana que passou o título para Maíra rebate.
– Quando fui escolhida, também gerei comentários por ser natural de Agudo – diz Michele Wrasse, 22 anos.
A secretária de Turismo do município, Marla Hansen, defende a escolha:
– A escolha está totalmente dentro do regulamento. Ela conhece a cultura germânica e foi a que se saiu melhor.
Soberana de 1990 foi a pioneira com cabelos negros
Em 1990, Sinara Cristina Ensslin se tornou a primeira rainha da Oktoberfest de Santa Cruz a ter cabelos negros. A ex-soberana conta que a escolha surpreendeu, mas não gerou críticas:
– Falavam que eu era a primeira morena, mas nada de contrário à escolha. Acredito que a rainha precisa representar bem o município. Não é o perfil que interessa, até porque muitas meninas clareiam os cabelos.
Fonte:Zero Hora