Polícia de SC investiga denúncia de racismo em escola; tranças de menina teriam sido cortadas

Caso envolve duas alunas adolescentes. Unidade de ensino fica em Pedras Grandes.

A Polícia Civil instaurou um auto de apuração de ato infracional para apurar uma denúncia de racismo em uma escola estadual de Pedras Grandes, no Sul do estado. A mãe da suposta vítima procurou a delegacia na tarde desta terça-feira (16), seis dias após publicar um vídeo com pedido de ajuda nas redes sociais. O caso ocorreu em 3 de novembro, informou o delegado Willian Meotti.

“É investigado como ato infracional análogo ao crime de injúria racial. A suposta autora, acompanhada de responsável legal, será ouvida durante essa semana”, disse Meotti.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a mãe da menina, Cristina Zelma, relata que a filha teve as tranças do cabelo cortadas por uma colega dentro da sala de aula e que a jovem não quer mais voltar à escola.

“A minha filha usa trancinhas e uma colega cortou as tranças dela. A minha filha virou para trás e perguntou por que ela tinha cortado e a menina falou que quis cortar e que o cabelo da minha filha era de negro e que era ruim”, desabafa.

Na mesma gravação, Cristina relata que a adolescente procurou a professora ao perceber que as tranças e a corda da máscara usada no dia foram cortadas, mas que a educadora não agiu. No dia seguinte, a ação teria se repetido.

“Quando chegou no outro dia, aconteceu o mesmo incidente dentro do ônibus escolar. Minha filha chegou dentro de casa chorando desesperada, que não queria mais ir para a escola”, conta.

Representantes legais de Cristina, as advogadas Alice Reis e Letícia Favarin informaram que a adolescente está em casa e que se recusa a ir à escola.

“Hoje, como procuradoras, nos dirigimos até a escola, para que esta prestasse todo suporte virtual a menina, para assim não perder as atividades”, disse Alice.

A Secretaria de Estado da Educação afirmou em nota nesta terça que “está apurando todos os fatos e tomando providências desde que foi informada de uma denúncia de racismo envolvendo estudantes de uma escola da região”.

Também afirmou que “está orientando a coordenadoria regional e a equipe gestora da unidade escolar para que tomem todas as medidas administrativas e pedagógicas cabíveis diante do caso. Também garante todo apoio à vítima e preservação da identidade dos envolvidos”. Por fim, disse que “lamenta e repudia qualquer ato de violência”.

+ sobre o tema

“Se Deus vier que venha armado”: entre a arte e a realidade

Primeiro longa-metragem do diretor Luis Dantas retrata violência que...

“A luta antirracista é tão importante quanto a batalha contra o patriarcado”

A ativista feminista Marai Larasi acredita que as lutas...

Torcida do Napoli homenageará zagueiro alvo de racismo

Os torcedores do Napoli fizeram neste sábado (29) uma...

Empregado vítima de racismo será indenizado em R$ 10 mil

  Funcionário de rede varejista era tratado com arrogância por...

para lembrar

Mais uma para a lista: atriz Sheron Menezes é alvo de ataques racistas

Mais uma vez uma atriz negra foi vítima de...

Homem inocentado de roubo vira réu mais uma vez por causa de reconhecimento por foto

Há três anos, o educador Danillo Félix Vicente de Oliveira foi...

Precisava isso? – Por Hamilton Borges Walê

Por Hamilton Borges Walê*data: 05/08/2009fonte: lista discriminacaoracial Semanas passam e...
spot_imgspot_img

X se assemelha a cidade sem lei

Faz poucos dias, o IBGE apresentou ao país as projeções atualizadas da população. Território inteiro, grandes regiões, todas as 27 unidades da Federação, 100% dos 5.570...

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) com o uso do sistema de reconhecimento por biometria facial tiveram uma taxa de falsos...
-+=