Por que a escritora Chimamanda Ngozi Adichie teve um filho, mas ninguém ficou sabendo

A escritora nigeriana e feminista Chimamanda Ngozi Adichie recentemente deu a luz a uma menininha. Mas pouco se ouviu falar sobre isso.

Por Ana Beatriz Rosa Do Brasil Post

Chimamanda-Ngozi-Adichie-2

Na realidade, a notícia veio a público por acaso. Durante uma entrevista ao Financial Times, a autora recusou bebidas alcoólicas e argumentou que estava em período de amamentação.

A notícia surpreendeu os entrevistadores, que questionaram o motivo pelo qual ela manteve o fato em segredo. Mais uma vez, Chimamanda tinha uma resposta lacradora:

[quote font=”arial” font_size=”16″ bgcolor=”#” color=”#000000″ arrow=”no”]”Eu tenho alguns amigos que provavelmente não sabem que eu estava grávida ou que eu tive um filho. Eu me sinto como se vivêssemos numa época em que cabe às mulheres interpretar a gestação. Por outro lado, nós não esperamos que os pais interpretem a paternidade. Fui para um esconderijo, quis esse momento o mais pessoal possível.”[/quote]

O argumento da autora nigeriana pode incomodar a muitos. Sobretudo, porque vivemos em uma época em que as redes sociais criam a falsa ilusão de que todo mundo sabe tudo sobre todo mundo.

Ela também levanta um ponto importante sobre o que é esperado dos pais e das mães, justamente em um momento em que se discute sobre a relação das mulheres com a maternidade.

Mas a atitude de Chimamanda em não tornar a sua gravidez e o seu pós-parto em mais uma “pauta pública” não surpreende e inspira. Para ela, nos últimos tempos, a gravidez se tornou algo “performático” e, simplesmente, se recusa a fazer esse papel.

Afinal, porque sempre a gravidez é tão importante para além de outras coisas que uma mulher faz e, com um homem, que também será pai, essa obrigatoriedade não acontece?

Autora dos sensacionais livros Americanah, Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo eSejamos Todos Feministas, adaptação deste discurso incrível feito no TEDx Euston.

Ela também foi quem influenciou Beyoncé a participar mais ativamente do movimento feminista. Em uma versão de Flawless, inclusive, há um trecho do discurso de Chimamanda.

Ela não cansa de ser inspiradora! <3

+ sobre o tema

O machismo seboso deixará de ser o must do intelectual charmoso

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Mulheres da Periferia, por elas mesmas

Surge coletivo disposto a expressar o que é ser...

Militantes defendem a criminalização da homofobia durante conferência nacional

Por um país livre da Pobreza e da discriminação...

Corredor polonês racista é coisa do cotidiano brasileiro – por Fátima Oliveira

Uma “historinha” sobre falta de caráter, xenofobia e racismo...

para lembrar

Primeira deputada negra do Brasil é reconhecida como doutora

Há reconhecimentos que custam a chegar. No caso de...

Parabéns à Diva Elza Soares – 23 de junho

Elza Soares nasceu em 23 de Junho de 1937...

Serena relata preconceito por ser mulher negra

A tenista Serena Williams publicou um artigo no site...

Papa Francisco rejeita diplomata gay para embaixada no Vaticano

O Papa Francisco não quer aprovar a indicação do...
spot_imgspot_img

As mulheres que dizem não à maternidade e sim à esterilização no Quênia

Desde que Nelly Naisula Sironka consegue se lembrar, ela nunca quis ter filhos — e com uma decisão irreversível, a queniana de 28 anos...

Mulheres pressionam Corte equatoriana para descriminalizar aborto

Movimento sociais e organizações que defendem os direitos das mulheres pressionam a Corte Constitucional do Equador para que o aborto deixe de ser considerado...

Wanda Chase marcou a TV numa época em que diversidade não estava na moda

A comunicação brasileira perdeu nesta quinta-feira 03/04 uma de suas grandes vozes com o falecimento da jornalista Wanda Chase, aos 74 anos, em Salvador...
-+=