Portuguesas já pensam duas vezes antes de fazer cesariana

O número de partos por cesariana, nos hospitais públicos, está a diminuir, conta o jornal i. Médicos e especialistas querem reduzir ainda mais este valor e preparam novas medidas.

No Notícias Ao Minuto

O coordenador da Comissão Nacional para a Redução das Taxas de Cesarianas, Diogo Ayres de Campos, revelou ao jornal i que a taxa de cesarianas ficou abaixo dos 30% nos hospitais públicos. Esta é a primeira vez que se regista uma taxa tão baixa em 10 anos.

Incentivos financeiros os hospitais e mais informação às grávidas são as duas causas que se acreditam estar a contribuir para esta situação. Em breve haverá também novas normas clinicas e a publicação de mais panfletos informativos. Os médicos acreditam que criar um protocolo com as seguradoras para tornar o parto normal mais atrativo também seria uma boa solução.

Os resultados positivos no sistema de saúde público, não se refletem no setor privado, onde as taxas continuam muito elevadas.

Por isso, Ayres de Campos defende que é preciso que os médios e as suas equipas sejam mais assertivos no contra-argumento, ate porque os riscos são muito maiores, nomeadamente nas complicações, nas lesões dos órgãos adjacentes, no risco de tromboembolismo, na infeção nas cicatrizes e nos problemas na placenta. Para além disso, existem também mais riscos para o bebé.

 

+ sobre o tema

No Marrocos, países reconhecem que precisam avançar em direitos humanos

Karine Melo O delegado interministerial para os Direitos Humanos no...

Número de casos diagnosticados de câncer de mama dispara

A incidência de câncer cervical aumentou de 378 mil...

para lembrar

Quando a segurança pública engole os direitos humanos

O presidente Michel Temer escolheu a militarização da segurança...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=