Prazo para prêmio Jornalista Abdias Nascimento vai até dia 31

Enviado por / FonteDo Vermelho

O 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento recebe até 31 de julho inscrições de reportagens e imagens jornalísticas que contribuam para a compreensão das desigualdades raciais, do racismo contemporâneo e que estimulem o combate e a eliminação do preconceito e da discriminação racial no Brasil.

Com o slogan “Jornalismo que busca a igualdade merece fazer a diferença”, o Prêmio distribuirá R$ 35 mil em prêmios para as categorias Mídia Impressa (jornal/revista), Televisão, Rádio, Mídia Alternativa / Comunitária, Internet e Fotografia, além da Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

Para concorrer, as reportagens e fotografias devem ter sido publicadas/veiculadas entre 1º de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013 e estar de acordo com o Regulamento. A inscrição, de até três trabalhos por categoria, deve ser feita www.premioabdiasnascimento.org.br. O mesmo trabalho pode ser inscrito também na categoria especial de gênero, o que dá a chance de ganhar R$ 10 mil.

Serão aceitas reportagens sobre os seguintes temas: mercado de trabalho, racismo no esporte, saúde e população negra, juventude negra, ações afirmativas, mulheres negras, populações tradicionais e intolerância religiosa, por exemplo. Mais sugestões estão disponíveis no site. Lá podem ser encontradas também informações sobre quem foi Abdias Nascimento e sobre a questão racial na mídia brasileira.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e homenageia o ex-senador, intelectual e jornalista Abdias Nascimento, símbolo da luta contra o racismo no país. Conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e das Cojiras do DF, SP, AL, PB, BA e do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul).

Informações pelo telefone (21) 3906-2450 ou pelo email [email protected]. Realização Cojira-Rio /SJPMRJ, patrocínio Ford Foundation, Fundo Baobá e Oi; parceria: Fenaj, Ipeafro, UNIC-Rio, Cultne e Sated e apoio da W. K. Kellogg Foundation, Fundação Palmares e ANPR.

 

+ sobre o tema

Heidi Klum e Seal podem estar se divorciando

Heidi Klum e Seal estão preenchendo os papeis de...

O templo da minha família

- Adriana Graciano - O templo da minha família É um lugar...

Aos Obamistas sonhadores e pretendentes à Obama

Perfil dos eleitores nas eleições americanas Reginaldo Bispo - MNU As...

Seminário em Cuba debate novas mídias

por Altamiro Borges Com cerca de 100 participantes de...

para lembrar

Yacy e Yara Sá: conheça as gêmeas que estão conquistando o mundo da moda

Elas nasceram e cresceram em São Luís, no Maranhão,...

Macetando o apocalipse

Veio de Veveta, também conhecida como Ivete Sangalo, o...

Franceses mudam de rumo domingo

Por Rui Martins Já não há mais supresa –...

Rihanna fala sobre racismo para a T Magazine

A cantora Rihanna continua a colecionar capas de revistas...
spot_imgspot_img

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...
-+=