Prêmio Abdias Nascimento lança catálogo em seis cidades

Enviado por / FonteDo SJPMRJ

Nesta quarta-feira (21/3), Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, as comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio) e do Distrito Federal (Cojira-DF) farão o anúncio oficial do lançamento do catálogo da primeira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.

O anúncio será realizado a partir das 10 horas, durante a sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal para a entrega do título de cidadã honorária de Brasília à militante Maria da Graça Santos. A maratona de lançamentos do catálogo continua no dia 27 de março, em João Pessoa (PB). No dia 30, será a vez de Maceió (AL). Em abril, nos dias 12 e 25, será lançado em Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) respectivamente.

No Rio, o lançamento ocorrerá em maio durante o anúncio da abertura das inscrições para a 2ª edição do prêmio. Na programação em todo o País, será apresentado um vídeo-documentário com os melhores momentos de 2011. Cada lançamento é resultado da parceria com as Cojiras locais (dos sindicatos de jornalistas da Paraíba, Alagoas e Bahia) e com o Núcleo de Jornalistas Afro- brasileiros, do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Cojira-Rio, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O patrocínio é da Fundação Ford, da Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

O objetivo da premiação é estimular uma cobertura jornalística qualificada sobre a população negra brasileira. Lançando em 2011, a primeira edição mobilizou as redações em todo o país. Foram mais de 150 trabalhos inscritos divididos em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero.

O prêmio é uma homenagem ao ex-senador Abdias Nascimento, um dos ícones no combate ao racismo no Brasil. Além de importante atuação como ativista, artista e político, Abdias foi repórter do Jornal Diário e trabalhou em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e filiou-se ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro em 1947. Faleceu aos 97 anos na noite de 23 de maio de 2011.

 

+ sobre o tema

Nelson Mandela comemora os 20 anos de sua libertação da prisão

O último presidente do apartheid na África do Sul,...

Canal pago disseca a trajetória de Gilberto Gil em depoimentos

Músico, ministro, pai de família, ícone tropicalista -inclassificável, Gilberto...

Obrigado, mãe

Em primeiro plano é possível ver que a mulher...

Encontro de quarta a sábado divulga a cultura afro-uruguaia em Porto Alegre

A 2ª Llamada Porto Alegre terá oficinas de candombe,...

para lembrar

‘Muhammad Ali, o braço negro contra o racismo’

Em 1942, no dia 17 de janeiro, na cidade...

Com marcha, coletivo lembra 131 anos da morte de Luiz Gama

Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu no dia 21...

Lançamento do Curta “O lá e o aqui” sábado, 16 de setembro

O lançamento do documentário “O lá e o aqui”...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=