Guest Post »
Lançamento do Curta “O lá e o aqui” sábado, 16 de setembro

Lançamento do Curta “O lá e o aqui” sábado, 16 de setembro

O lançamento do documentário “O lá e o aqui” irá te apresentar o curta-metragem que traz o relato de jovens estudantes vindos de países africanos para o Brasil e mostra suas percepções sobre as questões raciais, traça um paralelo entre expectativas e realidades.

por Flávia Lopes via Guest Post para o Portal Geledés

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Visita Guiada (de 10h à 10h30)
Daremos início ao evento com Luiza Marmello, cantora dos grupos Jongo da Serrinha e Razões Africanas e uma das Coordenadoras do Espaço, que fará uma visita guiada a Casa de Jongo, realizando uma contextualização histórica desta manifestação cultural e do local escolhido para este acontecimento.

Oficina de Jongo (de 10h30 à 12h)
Vivência com toques e canto do Jongo ministrado por Luiza Marmello, seguido de introdução aos passos desta dança centenária com a orientação da cantora e dançarina Lazir Synval. integrante dos grupos Jongo da Serrinha e Razões Africanas. A percussão fica a cargo de Luiza Marmello e Suellen Tavares, também coordenadora da Casa. A oficina finaliza com uma Roda.

Oficina Agama-fo (de 12h à 13h30)
Será uma oficina de dança com o togolês Anani Sanouvi, que contará com o auxílio luxuoso do músico e arte-educador Augusto Bapt na percussão. O coreógrafo e dançarino Anani descreve esta experiência como “Agama-fo: Dança e criação entre o Ancestral e o Contemporâneo”.

Apresentação dos Entrevistados (de 13h30 à 15h)
Faremos a apresentação de alguns dos estudantes que nos deram seus relatos para a construção desta obra audiovisual. Contaremos com as presenças de Eden Kodjovi (Togo), graduando de Direito da UFRGS; Fleury Jonhson (Togo), graduando de Medicina da UFRJ; graduando de Direito da UFRGS; Pedro Kuassa (Angola), economista e mestrando em Engenharia Civil da UFF e Teodósio Nzualo (Moçambique) pós-doutorando em Engenharia Oceânica da UFRJ.

Exibição do Filme “O lá e o aqui” (de 15h à 15h30)
Apresentação inédita da obra audiovisual documental de 22 minutos. A peça traz o relato de jovens oriundos de países africanos que vieram ao Brasil estudar em variadas instituições de ensino superior, inseridos em diferentes áreas do conhecimento, trazendo suas percepções sobre as questões raciais e traçando um paralelo entre expectativas e realidades.

Poema “O lá e o aqui” (de 15h30 à 15h45)
Apresentação do poema especialmente desenvolvido para o filme. A autoria é do cientista político e professor universitário Márcio André dos Santos. A obra será recitada pela moçambicana Vanilza Flores.

Roda de Conversa (de 15h45 à 16h)
Mesa para conversa e reflexão composta pela Doutora em Educação Claudia Miranda, professora da UNIRIO, Jocelene Ignácio, doutora em serviço social pela Puc-Rio e mestre em Memória Social da Unirio e o professor da UFRRJ Renato Nogueira, que é Doutor em Filosofia, da UFRRJ. Será discutido as “Questões raciais e suas nuances, dentro e fora do ambiente acadêmico”

Vivência Musical (a partir de 18h)
Encerraremos o dia em auto astral trazendo nomes e ritmos da música da África na atualidade, fazendo um breve e rico panorama do Continente.

Durante toda a programação contaremos ainda com:
– Damiana Alves, a frente da “Cantina da Casa do Jongo”: Almoço, doces e bebidas
– Suellen Tavares no comando da “Loja da Casa”: Arte e Moda com inspiração no Jongo da Serrinha

Casa de Jongo

R. Compositor Silas de Oliveira, 101-Madureira–Rio de Janeiro–RJ

Dia 16/09/2017, a partir das 10 horas

Entrada Franca

Related posts