Lançamento do Curta “O lá e o aqui” sábado, 16 de setembro

O lançamento do documentário “O lá e o aqui” irá te apresentar o curta-metragem que traz o relato de jovens estudantes vindos de países africanos para o Brasil e mostra suas percepções sobre as questões raciais, traça um paralelo entre expectativas e realidades.

por Flávia Lopes via Guest Post para o Portal Geledés

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Visita Guiada (de 10h à 10h30)
Daremos início ao evento com Luiza Marmello, cantora dos grupos Jongo da Serrinha e Razões Africanas e uma das Coordenadoras do Espaço, que fará uma visita guiada a Casa de Jongo, realizando uma contextualização histórica desta manifestação cultural e do local escolhido para este acontecimento.

Oficina de Jongo (de 10h30 à 12h)
Vivência com toques e canto do Jongo ministrado por Luiza Marmello, seguido de introdução aos passos desta dança centenária com a orientação da cantora e dançarina Lazir Synval. integrante dos grupos Jongo da Serrinha e Razões Africanas. A percussão fica a cargo de Luiza Marmello e Suellen Tavares, também coordenadora da Casa. A oficina finaliza com uma Roda.

Oficina Agama-fo (de 12h à 13h30)
Será uma oficina de dança com o togolês Anani Sanouvi, que contará com o auxílio luxuoso do músico e arte-educador Augusto Bapt na percussão. O coreógrafo e dançarino Anani descreve esta experiência como “Agama-fo: Dança e criação entre o Ancestral e o Contemporâneo”.

Apresentação dos Entrevistados (de 13h30 à 15h)
Faremos a apresentação de alguns dos estudantes que nos deram seus relatos para a construção desta obra audiovisual. Contaremos com as presenças de Eden Kodjovi (Togo), graduando de Direito da UFRGS; Fleury Jonhson (Togo), graduando de Medicina da UFRJ; graduando de Direito da UFRGS; Pedro Kuassa (Angola), economista e mestrando em Engenharia Civil da UFF e Teodósio Nzualo (Moçambique) pós-doutorando em Engenharia Oceânica da UFRJ.

Exibição do Filme “O lá e o aqui” (de 15h à 15h30)
Apresentação inédita da obra audiovisual documental de 22 minutos. A peça traz o relato de jovens oriundos de países africanos que vieram ao Brasil estudar em variadas instituições de ensino superior, inseridos em diferentes áreas do conhecimento, trazendo suas percepções sobre as questões raciais e traçando um paralelo entre expectativas e realidades.

Poema “O lá e o aqui” (de 15h30 à 15h45)
Apresentação do poema especialmente desenvolvido para o filme. A autoria é do cientista político e professor universitário Márcio André dos Santos. A obra será recitada pela moçambicana Vanilza Flores.

Roda de Conversa (de 15h45 à 16h)
Mesa para conversa e reflexão composta pela Doutora em Educação Claudia Miranda, professora da UNIRIO, Jocelene Ignácio, doutora em serviço social pela Puc-Rio e mestre em Memória Social da Unirio e o professor da UFRRJ Renato Nogueira, que é Doutor em Filosofia, da UFRRJ. Será discutido as “Questões raciais e suas nuances, dentro e fora do ambiente acadêmico”

Vivência Musical (a partir de 18h)
Encerraremos o dia em auto astral trazendo nomes e ritmos da música da África na atualidade, fazendo um breve e rico panorama do Continente.

Durante toda a programação contaremos ainda com:
– Damiana Alves, a frente da “Cantina da Casa do Jongo”: Almoço, doces e bebidas
– Suellen Tavares no comando da “Loja da Casa”: Arte e Moda com inspiração no Jongo da Serrinha

Casa de Jongo

R. Compositor Silas de Oliveira, 101-Madureira–Rio de Janeiro–RJ

Dia 16/09/2017, a partir das 10 horas

Entrada Franca

+ sobre o tema

A escravidão nas Américas

“Se houvesse um inquérito no qual todos os escravos...

O Genocídio do povo negro no Brasil pós-golpe

por Henrique Marques Samyn (UERJ) via Guest Post para...

Encontro reúne mulheres ativistas de sete países para discutir agendas em comum e fortalecer alianças globais

“III Diálogo Mulheres em Movimento: Fortalecendo Alianças Globais” reúne...

Caçadas de Pedrinho e decisões judiciais na rede

A aventura para compreender as decisões judiciais do caso...

para lembrar

Afrodescendientes son las mayores víctimas de pobreza en Latinoamérica, según PNUD

Fonte: Elitiempo.com La incidencia en esta población es "el...

Começa no Brasil Encontro Afro-latino

Brasília, 25 mai (Prensa Latina) Coincidindo com o Dia...

Após xingar treinador, Anelka é dispensado da seleção francesa

Nicolas Anelka está fora da Copa do Mundo. Neste...

FORO EMPODERAMIENTO MUJERES AFRODESCENDIENTES

Centro de la Mujer Panameña  (CEMP) y  la Red de...
spot_imgspot_img

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...

Novas imagens de Jaafar Jackson como Michael Jackson em cinebiografia chocam web: ‘É o próprio MJ’

Se tem uma cinebiografia que está chamando a atenção dos fãs de cinema ultimamente, essa com certeza é "Michael", longa inspirado na obra e vida de Michael Jackson. Para...

Filmes de Plástico: De  Mar, Amar

Contagem, abril de 1968. Palco da primeira grande greve operária no recrudescer da ditadura militar no Brasil. Contagem semeia Lula em São Bernardo do...
-+=