Presidente manda investigar massacre na Nigéria

O presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, ordenou hoje uma “profunda investigação” sobre o massacre na Nigéria ocorrido domingo nos arredores da cidade de Jos (centro), onde mais de 500 pessoas morreram, em sua maioria mulheres e crianças cristãos.

 

Segundo o porta-voz de Jonathan, Ima Niboro, o presidente também deu ordens aos chefes das forças de segurança para que reassumam o controle da situação na região e evitem novas situações de violência em Jos, capital do estado de Plateau.

 

Ontem, as autoridades estaduais informaram que pelo menos 500 pessoas foram assassinadas por camponeses muçulmanos fulani em três aldeias dos arredores da cidade de Jos. A Polícia, no entanto, disse que só houve 5 óbitos.

 

Segundo testemunhas, os camponeses, que estavam armados com revólveres, fuzis, metralhadoras e facões, atacaram os moradores dos povoados de Dogo Nahawa, Zot e Ratsat, que são majoritariamente cristãos.

 

O massacre, condenado por inúmeras organizações nigerianas e por países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Vaticano, levou Jonathan a substituir o conselheiro de Segurança Nacional, o general reformado Sarki Mukhtar, por Aliyu Gusua, que já ocupou o cargo duas vezes.

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

A saga brasileira de um time de futebol haitiano

Em 2010, um terremoto devastou o Haiti, matando pelo...

Afro-Cubanos

O termo afro-cubano se refere a cubanos de ancestralidade...

para lembrar

Casa das Rosas realiza atividades no Dia da Consciência Negra

Mais uma vez, a Casa das Rosas abre seu espaço no...

Exposição em Porto Alegre apresenta ‘O Invisível Gaúcho Negro’

Eduardo Tavares documentou o universo de afrodescendentes no meio...

Teresina recebe mostra do fotógrafo francês Pierre Verger nessa quinta

Exposição será aberta na quinta-feira (12) no Museu do...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=