Presidente manda investigar massacre na Nigéria

O presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, ordenou hoje uma “profunda investigação” sobre o massacre na Nigéria ocorrido domingo nos arredores da cidade de Jos (centro), onde mais de 500 pessoas morreram, em sua maioria mulheres e crianças cristãos.

 

Segundo o porta-voz de Jonathan, Ima Niboro, o presidente também deu ordens aos chefes das forças de segurança para que reassumam o controle da situação na região e evitem novas situações de violência em Jos, capital do estado de Plateau.

 

Ontem, as autoridades estaduais informaram que pelo menos 500 pessoas foram assassinadas por camponeses muçulmanos fulani em três aldeias dos arredores da cidade de Jos. A Polícia, no entanto, disse que só houve 5 óbitos.

 

Segundo testemunhas, os camponeses, que estavam armados com revólveres, fuzis, metralhadoras e facões, atacaram os moradores dos povoados de Dogo Nahawa, Zot e Ratsat, que são majoritariamente cristãos.

 

O massacre, condenado por inúmeras organizações nigerianas e por países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Vaticano, levou Jonathan a substituir o conselheiro de Segurança Nacional, o general reformado Sarki Mukhtar, por Aliyu Gusua, que já ocupou o cargo duas vezes.

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Black Fashion Week: o melhor da moda africana

Até ao dia 23 de fevereiro, a Avenida da...

Complexo do Valongo: Ossos que falam

Enviado por Mariluce Moura para o Portal Geledés Escavações na zona...

Jay-Z quer ser um pai melhor do que o dele

Vivendo as expectativas da chegada do primeiro filho, fruto...

para lembrar

Top 15: Os melhores filmes de Denzel Washington

É hora de relembrar quais são os melhores filmes deste...

A História do Raggae – Parte 1 – Mento e Ska

 História do Reggae Vamos contar um pouco da velha história...

Iza entra para o time de técnicos do ‘The Voice Brasil’

Carlinhos Brown  permanece no 'The Voice Kids'. Cantora terá...
spot_imgspot_img

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...
-+=