Primavera Literária

Evento no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte completa 18 anos

por Pedro Alexandre Sanches no Carta Capital

Foto: Divulgação/Flip

A Primavera Literária do Rio de Janeiro chega à maioridade entre 18 e 21 de outubro, no Museu da República, buscando dar evidência máxima a temas ainda chamados de tabu, sobretudo às questões femininas, acima de tudo os desafios das mulheres negras na literatura e na vida.

“No nosso Domingo das Mulheres, na tenda Faça Amor Não Faça Guerra, título em homenagem aos 50 anos de maio de 1968, teremos somente mesas de mulheres”, explica Raquel Menezes, presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre), entidade organizadora do evento.

Nesse dia, a mesa “Mulheres Negras na Literatura” reunirá a cubana Teresa Cárdenas, a mineira Conceição Evaristo, a carioca Eliana Alves Cruz e a paraense Paloma Franca Amorim. Outras mesas tratarão de “Mulheres no Poder”, “Mulheres no Funk”, “Ativismo Jovem”, “Tabu na Literatura”, “Publique Sexo”, “Ocupa Museu” e “A Representação Negra na Literatura Infantil”.

“O mais importante desta edição, além dos 18 anos de resistência que comemoramos, é a abertura para questões atuais”, diz Menezes. “Ricardo Lísias estará lançando seu livro-performance contra Sergio Moro e tudo que ele representa neste momento caótico do nosso País.”

Ela refere-se a Sem Título – Uma Performance contra Sergio Moro (Oficina), do escritor paulista, um dos 15 títulos que serão lançados na Primavera. O encontro compreende debates, palestras, oficinas, exposição e venda de livros, filmes, saraus, slams, performances, atrações voltadas ao público infantil e um bloco carnavalesco. Entre os nomes participantes estão Martinho da Vila, Leonardo Boff, Ondajki, Roger Chartier, Wadih Damous e Lázaro Ramos.

Entre 8 e 11 de novembro, a Primavera (que já teve edições em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo) volta a aportar em Minas Gerais, no CCBB de Belo Horizonte.

 Serviço:
18a Primavera Literária. De 18 a 21 de outubro, das 10 às 20 horas, no Museu da República (Rua do Catete, 153) Rio de Janeiro. De 8 a 11 de novembro, no CCBB (Praça da Liberdade, 450), Belo Horizonte. Entrada gratuita.

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

As memórias de Aretha Franklin: Deus, raça e autoridade

Numa só edição, testemunhamos a coroação e a primeira...

Joburg Ballet, o outro sonho de Mandela

Durante o ‘apartheid’, o balé era só de brancos...

“Definir a arte africana hoje é definir a própria África”

Artistas contemporâneos do continente interpretam questões cruciais Por Ana Ferraz, do...

10 Sugestões de artistas afro para sua playlist

10 Sugestões de artistas afro para sua playlist. Se...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...
-+=