Judaísmo: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

– Fonte: Expresso –

Al Behrman / AP

Cincinatti, Ohio, 29 Mai (Lusa) – Alysa Stanton, 45 anos, pode tornar-se já em Junho a primeira mulher negra a ser ordenada rabino.

Alysa Stanton deverá liderar uma congregação predominantemente branca de 60 famílias em Greenville, Carolina do Norte, depois de ser ordenada, a 06 de Junho.

Stanton vivia num subúrbio judeu de Cleveland quando começou a sua busca espiritual ainda na infância, estudando algumas religiões cristãs e do leste antes de se converter ao judaísmo quanto já estava na casa dos vinte.

Mas, embora Stanton seja elogiada pelos seus pares pela sua capacidade de ouvir e comunicar, nem sempre se sente aceite pelas congregações judaicas ou por alguns amigos depois de se ter convertido ao Judaísmo.

“Senti-me às vezes condenada ao ostracismo mas tive de aprender quem eu era, quais os meus valores e ir em frente”, disse.

Stanton, que trabalhou como fisioterapeuta especializada em dor, perda e trauma, pensou que era demasiado “velha” para começar os seus estudos rabínicos aos 38 anos.

Matriculou-se em 2002 no Instituto de Religião Judaica na Faculdade hebraica de Cincinnati, a mais antiga instituição dos Estados Unidos para educar rabinos, chantres e educadores do Judaísmo da Reforma.

Ela acredita que o seu futuro está nas mãos de Deus mas não está satisfeita com o mundo tal como ele está, disse o rabi Kenneth Ehrlich, decano do campus.

A sua ordenação tem um significado político relevante e é um passo saudável na nova fase do desenvolvimento do judaísmo na América, disse Lewis Gordon, fundador do Instituto de Estudos Afro-Judaicos na Universidade Temple em Filadélfia. Muitos acreditam que ela pode atrair mulheres e negros para os estudos rabínicos e outros papéis de liderança.

Até final de 2009, já foram ordenadas 994 mulheres rabinos, indica uma investigação que recorreu aos principais seminários do Judaísmo. E vários peritos dizem só ter conhecimento de um rabi negro do sexo masculino.

 

 

Matéria original: EUJudaísmo:: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

+ sobre o tema

Governo indeniza família de grávida morta após atendimento precário na rede pública

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Governo indeniza família...

Fe-menino (ou por que devemos discutir gênero)

Eu nasci com a voz fina. No começo, os...

Coisa de vagabunda

por Clara Isso é coisa de vagabunda. Mulher que se...

para lembrar

44% das candidatas negras sofreram violência racial em 2020

Uma pesquisa do Instituto Marielle Franco, que mapeou a violência...

Por um mundo mais feminino

Há algum tempo, bombou na internet um teste que...

Violência não é (n)amor(o)

Segundo um estudo realizado no âmbito de uma campanha...

Em jantar de Estado, Michelle Obama rouba a cena

Os assuntos a serem tratados no jantar de Estado...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=