Judaísmo: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

– Fonte: Expresso –

Al Behrman / AP

Cincinatti, Ohio, 29 Mai (Lusa) – Alysa Stanton, 45 anos, pode tornar-se já em Junho a primeira mulher negra a ser ordenada rabino.

Alysa Stanton deverá liderar uma congregação predominantemente branca de 60 famílias em Greenville, Carolina do Norte, depois de ser ordenada, a 06 de Junho.

Stanton vivia num subúrbio judeu de Cleveland quando começou a sua busca espiritual ainda na infância, estudando algumas religiões cristãs e do leste antes de se converter ao judaísmo quanto já estava na casa dos vinte.

Mas, embora Stanton seja elogiada pelos seus pares pela sua capacidade de ouvir e comunicar, nem sempre se sente aceite pelas congregações judaicas ou por alguns amigos depois de se ter convertido ao Judaísmo.

“Senti-me às vezes condenada ao ostracismo mas tive de aprender quem eu era, quais os meus valores e ir em frente”, disse.

Stanton, que trabalhou como fisioterapeuta especializada em dor, perda e trauma, pensou que era demasiado “velha” para começar os seus estudos rabínicos aos 38 anos.

Matriculou-se em 2002 no Instituto de Religião Judaica na Faculdade hebraica de Cincinnati, a mais antiga instituição dos Estados Unidos para educar rabinos, chantres e educadores do Judaísmo da Reforma.

Ela acredita que o seu futuro está nas mãos de Deus mas não está satisfeita com o mundo tal como ele está, disse o rabi Kenneth Ehrlich, decano do campus.

A sua ordenação tem um significado político relevante e é um passo saudável na nova fase do desenvolvimento do judaísmo na América, disse Lewis Gordon, fundador do Instituto de Estudos Afro-Judaicos na Universidade Temple em Filadélfia. Muitos acreditam que ela pode atrair mulheres e negros para os estudos rabínicos e outros papéis de liderança.

Até final de 2009, já foram ordenadas 994 mulheres rabinos, indica uma investigação que recorreu aos principais seminários do Judaísmo. E vários peritos dizem só ter conhecimento de um rabi negro do sexo masculino.

 

 

Matéria original: EUJudaísmo:: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.