Entre os dias 15 e 19 de novembro, uma série de entrevistas e de debates acontecem durante a programação da Rede Amazônica e na rádio CBN Amazônia Porto Velho, afim de debater a presença de negros em diversas áreas e atuações em Rondônia.
Nesta segunda-feira (15), a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Najla Benevides Matos e a Pós-Doutora e Doutora em educação Rosângela Aparecida Hilário, são as convidadas para debater sobre a presença de profissionais negros na ciência.
Em entrevista à CBN Amazônia, Najla Benevides destacou que, diversas cientistas negras fizeram história, mas, não são lembradas.
“Nós temos várias mulheres negras cientistas maravilhosas, que fazem e fizeram história, mas, quem as conhece?”, disse.
Rosângela Hilário relembrou que, muitas vezes, a entrada de pessoas negras em espaços científicos, como em universidades, acontece de forma solitária, já que muitos, não tem a oportunidade de entrar nesses espaços.
“Você está sempre sozinha nos espaços. Eu era a única no meu curso de idioma, eu era a única aluna da USP preta, eu sou a única mulher preta no meu departamento, então as pautas que você defende, só você defende”, disse em entrevista a Rede Amazônica.
Mercado de trabalho para os negros
Na terça-feira (16), o advogado e colunista Cláudio Ramos e a empresária Kelen Melo, são os convidados para falar sobre o mercado de trabalho para pessoas negras. Você pode acompanhar a entrevista pelo site da CBN a partir das 9h.