Guest Post »

Racismo: Matéria do jornal ‘O Globo’ compara Pogba a um “animal que sai do cativeiro”

Texto do jornal carioca, ao descrever a alegria e empolgação de Pogba, que é negro, com a vitória da França na Copa do Mundo, o comparou a um animal; internautas acusam o veículo de racismo

Da Revista Fórum 

Reprodução/Jornal O Globo

Uma matéria assinada pelo jornalista Bruno Marinho, do jornal O Globo, divulgada na noite deste domingo (15), comparou o jogador francês, Pogba, a “um animal que sai do cativeiro”. A infeliz colocação tinha o intuito de descrever a alegria e empolgação do jogador, que é negro, com a vitória da França sobre a Croácia no final da Copa do Mundo da Rússia.

“Pogba reagiu como um animal que escapa do cativeiro – a alegria é tanta que ele não sabe nem o que fazer em seguida”, diz o texto.

Nas redes, internautas, principalmente negros, interpretaram a comparação como um gesto racista. O caso lembra o episódio em que o youtuber Júlio Cocielo afirmou que Mbappé, outro jogador negro da seleção francesa, poderia “fazer uns arrastões” no Rio de Janeiro. Na ocasião, internautas também interpretaram a frase como racista.

Confira a repercussão.

Related posts