Reunião discute lançamento estadual do Programa Racismo na Infância 2010

Previsto para ser lançado em Brasília, no dia 25 deste mês, o Programa Racismo na Infância 2010 movimentou ativistas negros alagoanos com parceiros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a se reunirem em Maceió para discutir seu lançamento em Alagoas.

A Unicef e vários ativistas de entidades do movimento negro buscam mais parcerias com organizações não governamentais, instituições municipais, estaduais e federais da Saúde e Educação para fortalecer o combate ao racismo no Estado.

A reunião aconteceu na sala 131 da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEEE), no Centro de Maceió. O programa tem o apoio da Fundação Cultural Palmares, interligado ao Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), além de movimentos sociais.

 

 

A coordenadora do programa, Jane Santos, afirma: “a gente quer mostrar que a cara do racismo é mais acentuada e atende vários segmentos.”

Presente na reunião, o representante da Fundação Cultural Palmares, Mestre Cláudio, esclareceu: “percebo que há ignorância quanto ao racismo. Não é só chamar de macaco, é também quando uma professora de ensino infantil passa a mão nos cabelos lisos de uma menina branca na sala de aula mostrando-os a uma menina negra e pede para ela dizer à sua mãe que deve alisá-lo também para cuidar deles e ficar bonita.”

“Atualmente, a visibilidade da discriminação contra o negro está mais alta. Antigamente, as pessoas tinham vergonha de denunciar nas delegacias que sofreram de discriminação racial”, finalizou Mestre Cláudio.

 

2_helcias

 

Helcias Pereira, representante do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, que trabalha na parceria da Unicef com a Vila Emater , disse uma frase importante no início da reunião, que marca a identidade e afirmação da afro-atitude sem o preconceito interno: “Eu sou negro, preta é a minha cor.”

O Programa terá como Embaixador o ator Lázaro Ramos, artista comprometido com as questões raciais e culturais afro-brasileiras.

por Kleverton Almirante – Colaborador

+ sobre o tema

Zulu Araújo – O galã do preconceito

Primeiro domingo de setembro, ano 2011, século XXI, após...

Lei amplia punição para milícias e grupos de extermínio

Lei amplia punição para milícias e grupos de extermínio...

Ações policiais no Rio de Janeiro juntam brutalidade com ineficiência, critica pesquisador

Enquanto os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) debatiam...

para lembrar

“O crime dele é ser negro”, diz Jean Wyllys sobre prisão de ator

O deputado federal Jean Wyllys usou sua página do...

Notas sobre amor, afeto e solidão do gay negro

Diariamente, após o café da manhã, costumo navegar pelo...

Afroempreendedorismo em foco no mercado financeiro Americano

Executivo negro de maior prestígio no JP Morgan Chase,...

Nota de repúdio a violência policial na Bahia

Presidente da UEE-MT foi vítima de abuso da polícia...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=