Ritos de passagem: resgate ao imaginário africano

 

 

Cansado da ausência das lendas africanas na literatura, jovem autor negro cria uma mitologia fictícia para falar sobre os grandes desafios da vida .

Ritos de passagem: resgate ao imaginário africano
Divulgação/Edtora GIOSTRI

 

“Este livro não é mais um épico fantasioso com Orixás”, esclarece Fábio Kabral ator e dublador que cursou Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele decidiu aprofundar o seu conhecimento sobre lendas africanas e criar sua própria mitologia, no entanto, o aspecto lendário é apenas  um pano de fundo que dá cores e texturas aos dilemas causados e sofridos pelo ser  humano quando ele passa para fase adulta.  Resultado de muito estudo e pesquisa, o livro tem uma leve influência da vasta e rica coleção de lendas do continente africano, mas não só de lá .  O primeiro personagem do livro foi escrito em 2003, mas só agora em 2014 o livro foi lançado oficialmente, num grande evento realizando na cidade de São Paulo

Mundo Negro –  Você estudou profundamente a cultura africana antes de escrever. O seu livro é uma obra ficcional?

Fábio Kabral – Meu livro é ficcional. É um universo sem nome cujos povos e sociedades foram inspirados principalmente nas antigas lendas e histórias dos grupos lunda e tchokwe, de Angola com umas pitadas aqui e ali de outros povos do continente. Além de outras influências.

Apesar da questão das mitologia e lendas africanas, a obra não tem a ver com religião, sobre tudo o Candomblé.

A grande verdade, é que o ambiente, a mitologia não passam de pano de fundo, de passam de mero detalhe. O núcleo da história são os dramas individuais dos personagens, suas fúrias e ojerizas internas, suas dificuldades de lidar consigo próprios e com o ambiente hostil ao seu redor.

O que te levou a escrever a obra?
Sempre gostei de gibis, games, RPGs e literatura fantástica. E até hoje nunca vi representação pertinente dos povos do continente, nunca vi histórias fantásticas cujas sociedades e costumes sejam inspirados nos imaginários de África. Isso sempre me incomodou e me incomoda até hoje. Além disso, sempre gostei de criar mundos e escrever histórias, sempre fui fascinado na criação de novas realidades; assim, uni essas duas questões que me são mais pertinentes e dei início aos livros.

 

Eu via uma foto sua, acredito que tirada durante as passeatas de novembro, mês da consciência negra, onde você carregava um pôster que falava sobre os brancos se apropriarem da estética e religião afro. Branco não tem legitimidade para falar sobre religiões de matriz africana?

O problema não é a pessoa branca na nossa religião, usando dreads e etc. O problema é a apropriação das culturas africanas e indígenas ou quaisquer outras culturas tradicionais, com as quais lucram como se fosse criação deles, sem o devido crédito e respeito. Nas religiões de matriz africana temos sacerdotes de todas as etnias, que são muito respeitados e que tratam a ancestralidade africana com todo o respeito que ela merece.

 Afinal, sobre o que é o “Ritos de Passagem”? Quanto tempo você levou para escrevê-lo?

Ritos de Passagem é só o início dos trabalhos. Ritos de Passagem é sobre a jornada de superação em meio a um turbilhão de cobranças, expectativas e normas de conduta. Ritos de Passagem é sobre o desafio de encarar a si próprio e se tornar uma pessoa adulta – de uma forma ou de outra. Ritos de Passagem é uma história de ficção fantástica inspirada nas antigas lendas de África. A primeira personagem da história eu criei por volta de 2003; desde então, venho desenvolvendo os personagem e elaborando as primeiras partes dos conjuntos de histórias desse universo sem nome.

Você contou com a ajuda de outras pessoas?
Recebo ajuda de várias pessoas, no que diz respeito aos aspectos mais práticos de publicação e divulgação; a elaboração dos personagens, das histórias e do universo sem nome é por minha conta mesmo.

Quem quiser adquirir o livro, o que tem que fazer?
 Por enquanto, quem quiser adquirir o livro Ritos de Passagem, deve contatar diretamente a GIOSTRI EDITORA, por meio de seu site (http://www.giostrieditora.com.br/ ), página no facebook (https://www.facebook.com/giostrieditora ), e-mail e telefone.

Serviço:
RITOS DE PASSAGEM
AUTOR: FÁBIO KABRALISB
EDITORA: GIOSTRI
PREÇO:  R$ 42,00

 

Fonte:  Mundo Negro

 

 

+ sobre o tema

para lembrar

Oficinas de Arte afro-brasileira

É do conhecimento geral que a influência africana em...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Ilhéus: Seminário discute inclusão da História e Cultura Afro na rede municipal

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal...

Lilico depois das férias.

Começava mais um semestre na sala de Lilico. Os...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...
-+=