Rodney King, ícone dos piores distúrbios raciais de Los Angeles

Enviado por / FonteDo Opera Mundi

Rodney King foi encontrado morto neste domingo (17/06), no fundo da piscina de sua casa em Rialto (Califórnia), aos 47 anos de idade. Nos anos 1990, o motorista negro sofreu violência nas mãos da polícia, gerando os piores distúrbios raciais de Los Angeles.

A noiva de King, Cynthia Kelly, ligou para o serviço de emergência e os agentes encontraram King no fundo da piscina. Os socorristas ainda tentaram reanimá-lo, mas ele foi declarado morto logo em seguida em um hospital local, disse ao canal “CNN” o capitão da polícia, Randy DeAnda.

O corpo não apresentava ferimentos aparentes e não há sinais de que possa tratar-se de um assassinato, acrescentou, mas a polícia investiga seu possível afogamento e os legistas já preparam uma autópsia.

Rodney King tornou-se famoso em 1991, quando as imagens de sua violenta detenção por vários policiais brancos foram divulgadas no mundo todo.

Um ano mais tarde, em abril de 1992, a absolvição dos quatro agentes julgados por bater em King com brutalidade suscitou os distúrbios que afetaram a cidade de Los Angeles durante vários dias e que terminaram com 55 mortos, mais de dois mil feridos e US$ 1 bilhão em perdas materiais.

Embora King tenha conseguido uma indenização de US$ 3,8 milhões por ser vítima de abusos policiais, sua vida passou a ser uma contínua detenção por diferentes crimes, desde abusos domésticos até por dirigir embriagado.Em seus últimos anos definia a si mesmo como um viciado em álcool em recuperação.

 

 

 

 

+ sobre o tema

“Eu sabia da desigualdade racial, mas não fazia nada porque não estava ao meu redor”, diz Giovanna Ewbark em vídeo

Atuando há cerca de um ano como youtuber, Giovanna Ewbank comemorou a...

Angola Janga: a resistência de Palmares em quadrinhos

O Quilombo dos Palmares, um dos principais do período...

Dono do melhor disco do ano, Rincon Sapiência lança a sensacional “Afro Rep”; assista

O rapper lançou seu primeiro álbum de estúdio, Galanga...

Novidade no pop nacional: grupo Donas mal chegou e já é viral no Spotify Brasil

Tem novidade na música brasileira! Essas meninas mal chegaram...

para lembrar

Super Domínica: a heroína de uma negra ilha caribenha

Domínica é um Estado Insular soberano situado no mar...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=