Seleção olímpica alemã abandona jogo após denúncia de racismo contra zagueiro

Enviado por / FonteMNews

A seleção olímpica alemã de futebol deixou uma partida amistosa contra Honduras antes do fim neste sábado (17/07), após denúncias de ataques racistas contra o zagueiro Jordan Torunarigha.

Os jogadores deixaram o campo aos 85 minutos da partida em preparação aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O jogo era disputado em Wakayama, no Japão, a portas fechadas em três períodos de 30 minutos e não foi retomado.

“O jogo terminou cinco minutos antes do final, com um placar de 1 a 1. Os jogadores alemães deixaram o campo depois que Jordan Torunarigha foi vítima de insultos racistas”, escreveu no Twitter a Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão).

“Quando um dos nossos jogadores é vítima de racismo, jogar não é uma opção”, disse o treinador da seleção alemã, Stefan Kuntz.

“[Torunarigha] mal conseguiu se conter e ficou terrivelmente chateado porque disse que tinha sido repetidamente insultado racialmente. Ficou claro para nós que isso viola nossos valores. Não podíamos tolerar isso e estamos apoiando totalmente o nosso jogador”, completou o técnico.

A Federação de Futebol de Honduras negou as acusações e afirmou, também pelo Twitter, que o incidente se tratou de um “mal-entendido dentro de campo”.

A entidade também reforçou que “reafirma seu compromisso na lutra contra a discriminação racial e étnica” e reforça que Honduras é um país multirracial, o que se reflete na representação olímpica. 

Os alemães, medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, estreiam na competição em Tóquio no dia 22 de julho contra o Brasil, atual campeão olímpico.

Não é a primeira vez que Torunarigha é vítima de racismo. Em fevereiro de 2020, ele denunciou gritos de “macaco”, proferidos nas arquibancadas pelos torcedores do Schalke 04, durante uma partida da Copa da Alemanha contra o seu clube, o Hertha Berlin.

Na época, sua reação em campo o levou a ser expulso, alimentando a polêmica recorrente sobre o racismo nos estádios. Posteriormente, o Schalke 04 foi multado pela DFB devido à conduta de alguns de seus torcedores.

+ sobre o tema

Idosa é presa após xingar pai e filho negros com palavras racistas no DF

Uma idosa de 64 anos foi presa em flagrante...

Procuradora é indiciada por tortura qualificada e racismo

Por: Aluizio Freire As penas são de dois a oito...

A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil

Depois que você terminar de ler este texto e...

Um crítico no front

Tão logo meu exemplar de “Estética e raça: ensaios...

para lembrar

Pesquisa mostra como racismo se perpetua nas estruturas do poder

Rafael Castino – Com foco nas relações de trabalho, estudo verifica...

Campanha do Estado sobre racismo institucional é finalista de prêmio nacional

A campanha sobre o racismo institucional do Governo do...

Promising Young Woman e a Blindagem dos Engravatados

Dificilmente, e é uma tristeza imensa reconhecer esse fato,...

Banco paga US$ 175 milhões por discriminação racial

Por João Ozorio de Melo   O Wells Fargo...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=