Seleção olímpica alemã abandona jogo após denúncia de racismo contra zagueiro

Enviado por / FonteMNews

A seleção olímpica alemã de futebol deixou uma partida amistosa contra Honduras antes do fim neste sábado (17/07), após denúncias de ataques racistas contra o zagueiro Jordan Torunarigha.

Os jogadores deixaram o campo aos 85 minutos da partida em preparação aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O jogo era disputado em Wakayama, no Japão, a portas fechadas em três períodos de 30 minutos e não foi retomado.

“O jogo terminou cinco minutos antes do final, com um placar de 1 a 1. Os jogadores alemães deixaram o campo depois que Jordan Torunarigha foi vítima de insultos racistas”, escreveu no Twitter a Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão).

“Quando um dos nossos jogadores é vítima de racismo, jogar não é uma opção”, disse o treinador da seleção alemã, Stefan Kuntz.

“[Torunarigha] mal conseguiu se conter e ficou terrivelmente chateado porque disse que tinha sido repetidamente insultado racialmente. Ficou claro para nós que isso viola nossos valores. Não podíamos tolerar isso e estamos apoiando totalmente o nosso jogador”, completou o técnico.

A Federação de Futebol de Honduras negou as acusações e afirmou, também pelo Twitter, que o incidente se tratou de um “mal-entendido dentro de campo”.

A entidade também reforçou que “reafirma seu compromisso na lutra contra a discriminação racial e étnica” e reforça que Honduras é um país multirracial, o que se reflete na representação olímpica. 

Os alemães, medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, estreiam na competição em Tóquio no dia 22 de julho contra o Brasil, atual campeão olímpico.

Não é a primeira vez que Torunarigha é vítima de racismo. Em fevereiro de 2020, ele denunciou gritos de “macaco”, proferidos nas arquibancadas pelos torcedores do Schalke 04, durante uma partida da Copa da Alemanha contra o seu clube, o Hertha Berlin.

Na época, sua reação em campo o levou a ser expulso, alimentando a polêmica recorrente sobre o racismo nos estádios. Posteriormente, o Schalke 04 foi multado pela DFB devido à conduta de alguns de seus torcedores.

+ sobre o tema

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

para lembrar

Rita Cristina de Oliveira: O salário psicológico como projeto de governo

“Antes eu vejo essas almas despidas e por todos...

Racismo e Sexismo nas História da Lobotomia no Brasil

Dr. Juliano Moreira² já na década de 30 lutava...

Manuela Hermes de Lima: Infâncias Negras, Racismo e Trabalho Infantil

“Trabalho infantil é um crimeE tem cor e endereço (…)Prioridade...

O que leva um adepto a ser racista com os jogadores da própria equipe?

O percurso da seleção inglesa no Euro2020 ficou manchado...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...

A dançarina americana que ajudou a criar 1ª lei contra racismo do Brasil

Quando a dançarina e coreógrafa americana Katherine Dunham (1909-2006) chegou para dar entrevista aos repórteres que acompanhavam sua estreia no Teatro Municipal de São Paulo, em 11...
-+=