SEPPIR e SEBRAE assinam Protocolo para fortalecer empreendorismo negro

Celebração da parceria será hoje à noite (5/11), durante a abertura oficial da III CONAPIR

A Feira Preta é um exemplo de empreendedorismo negro bem sucedido
Durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), a SEPPIR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) assinam Protocolo de Intenções com o objetivo de implementar ações voltadas ao fortalecimento do empreendorismo negro. A solenidade será hoje (05/11), às 19h, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF.

A cooperação entre os órgãos visa principalmente formalizar e desenvolver pequenos negócios, com consequente geração de emprego e renda, no contexto das ações de prevenção e enfrentamento do racismo institucional, e fortalecimento de políticas de promoção da igualdade racial. Desta forma, serão diretamente beneficiadas pessoas e organizações da comunidade afro-brasileira que se enquadrem nas categorias de potenciais empresários, micro empreendedores individuais, e micro ou pequenas empresas.

A solenidade contará com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, da ministra-chefe da SEPPIR, Luiza Bairros, do diretor-presidente do SEBRAE, Luiz Barreto Filho, além de 200 convidados e 1.200 delegados e delegadas saídos das etapas estaduais da III Conapir, das plenárias de matriz africana, quilombola e de povos ciganos.

Com transmissão ao vivo da abertura e do fechamento pela TV NBR e pelo site do evento http:__iiiconapir.seppir.gov.br, internautas de todo o país poderão acompanhar os desdobramentos da III CONAPIR. Pelo endereço eletrônico também será possível conferir fotos, vídeos, matérias e entrevistas de participantes. As atualizações ainda estarão disponíveis nas redes sociais Twitter (@SEPPIR) e Facebook (https:__www.facebook.com_Seppir).

Durante a Conferência, que ocorre até quinta-feira (07/11), os protagonistas desta terceira edição vão debater o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, que norteia o debate sobre quatro subtemas: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias; e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

 

Fonte: Portal Africas

 

+ sobre o tema

A nudez por trás do jaleco – por Eliane Brum

O que as agressões contra os médicos cubanos revelam...

Mercado de trabalho ainda é desafio para as transexuais

O dia 9 de setembro de 2020 foi um...

Desemprego é maior entre pretos e pardos, e rendimento é menor, diz IBGE

O desemprego entre pretos e pardos no final do...

para lembrar

A barbárie no ar: as TVs brasileiras e o estímulo à violência

O fato de se apresentarem como ‘jornalísticos’ faz com...

A voz da favela contra a pirotécnica política de segurança pública oficial

Ao longo desses últimos dois meses as áreas periféricas...

Esqueço não

Janaína de Almeida Teles, nascida em 1967, tem pedigree...

A dor silenciosa

Quinta maior causa de morte materna no Brasil, o...
spot_imgspot_img

Levantamento aponta crescimento da população de rua em São Paulo

Levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua revela aumento do número de pessoas vivendo nestas condições na...

Proposta de Geledés para empoderamento da mulher negra é retomada na ONU

Geledés - Instituto da Mulher Negra, em fala conjunta com as organizações Coalizão Negra por Direitos, Criola e Coletivo Danêji, conseguiu obter bons resultados...

SP inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil na segunda

A partir da próxima segunda-feira (27) crianças até cinco anos de idade começam a ser vacinadas contra a Poliomielite (paralisia infantil) no estado de...
-+=