SEPPIR e SEBRAE assinam Protocolo para fortalecer empreendorismo negro

Celebração da parceria será hoje à noite (5/11), durante a abertura oficial da III CONAPIR

A Feira Preta é um exemplo de empreendedorismo negro bem sucedido
Durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), a SEPPIR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) assinam Protocolo de Intenções com o objetivo de implementar ações voltadas ao fortalecimento do empreendorismo negro. A solenidade será hoje (05/11), às 19h, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF.

A cooperação entre os órgãos visa principalmente formalizar e desenvolver pequenos negócios, com consequente geração de emprego e renda, no contexto das ações de prevenção e enfrentamento do racismo institucional, e fortalecimento de políticas de promoção da igualdade racial. Desta forma, serão diretamente beneficiadas pessoas e organizações da comunidade afro-brasileira que se enquadrem nas categorias de potenciais empresários, micro empreendedores individuais, e micro ou pequenas empresas.

A solenidade contará com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, da ministra-chefe da SEPPIR, Luiza Bairros, do diretor-presidente do SEBRAE, Luiz Barreto Filho, além de 200 convidados e 1.200 delegados e delegadas saídos das etapas estaduais da III Conapir, das plenárias de matriz africana, quilombola e de povos ciganos.

Com transmissão ao vivo da abertura e do fechamento pela TV NBR e pelo site do evento http:__iiiconapir.seppir.gov.br, internautas de todo o país poderão acompanhar os desdobramentos da III CONAPIR. Pelo endereço eletrônico também será possível conferir fotos, vídeos, matérias e entrevistas de participantes. As atualizações ainda estarão disponíveis nas redes sociais Twitter (@SEPPIR) e Facebook (https:__www.facebook.com_Seppir).

Durante a Conferência, que ocorre até quinta-feira (07/11), os protagonistas desta terceira edição vão debater o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, que norteia o debate sobre quatro subtemas: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias; e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

 

Fonte: Portal Africas

 

+ sobre o tema

2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT

Mensagem da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de...

Da rede pública à particular, cesarianas quase triplicam no Rio

Mães com planos de saúde vão a hospital do...

Pressionado, jornal O Globo admite que errou ao apoiar Golpe de 1964

  Durante os protestos que eclodiram em junho,...

Imprensa negra em debate no Brasil e nos Estados Unidos

Por Sandra Martins   Comparações entre as imprensas...

para lembrar

Disciplina na USP aborda a cobertura da imprensa sobre as questões raciais

Pela primeira vez desde que foi criado, há...

Ari Cândido, o primeiro fotojornalista negro de guerra do Brasil

“A fragilidade gelatinosa do seu pré-roteiro acumula situações sempre...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=