Serra mantém vantagem sobre Dilma no eleitorado da região Sul, diz CNT/Sensus

Por: MÁRCIO FALCÃO

O detalhamento da pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira mostra que o tucano José Serra mantém vantagem sobre a petista Dilma Rousseff na disputa presidencial apenas no eleitorado da região Sul, na faixa da população com renda per capita de mais de 20 salários mínimos ao mês e com ensino superior.


A pesquisa, no entanto, mostra Dilma 10 pontos percentuais à frente de Serra na disputa. A petista aparece com larga vantagem no Nordeste e na frente entre o eleitorado feminino.

No Sul, onde Dilma construiu sua carreira política, Serra tem 42,6% das intenções de voto, contra 37,1% da petista. No Sudeste, onde Serra foi prefeito e governador, a situação é de empate técnico, de 33,5% para o tucano e de 33,2% para Dilma.

No Nordeste, Dilma está com uma vantagem de 37 pontos percentuais em relação a Serra. A petista ainda está na frente no Norte e Centro Oeste, com 4,3 pontos a mais que o tucano.

A candidata do PT também aparece na liderança entre o eleitorado feminino, com 38,1% das intenções de voto desta faixa, contra 32,1% de Serra. Entre os homens, 45,5% disseram votar em Dilma e 30,9% apontaram Serra como candidato.

Já o eleitorado mais rico (renda per capita superior a 20 mínimos) registra a maior vantagem pró-Serra, de 9,6 pontos percentuais (42,9% a 33,3%). Entre os eleitores com renda de 10 salários mínimos, Serra e Dilma estão empatados tecnicamente, com 37,4% contra 37,1%, respectivamente.

Segundo a pesquisa, Dilma lidera entre o eleitorado que marcou como formação: primário, ginasial e colegial. Serra vence entre o que apresentou ensino superior com vantagem de 5,6 pontos.

Nos dados gerais, Dilma tem 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% de Serra. Marina Silva tem 8,5%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre 31 de julho e 2 de agosto (a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 21411/2010). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, a candidata do PV, Marina Silva, tem seu maior eleitorado no Sudeste, com 10,2% das intenções de voto –além de 8,9% no Norte e Centro Oeste, 8,6% no Sul e 5,5% no Nordeste.

A candidata verde registrou intenção de voto entre eleitores de 1 até 10 salários mínimos. Ela conta ainda com 9,6% de votos femininos e 7,2% de eleitores masculinos.

 

Fonte: Folha.com

Dilma

+ sobre o tema

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público...

para lembrar

Madalena, vereadora transexual negra, e o mendigo caucasiano Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Eis que o novo hit das...

Governo português foge de seminário de Gilmar

Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal, e Pedro...

Lula diz que mídia cobre governo com “má-fé”

Por: LARISSA GUIMARÃES   Presidente volta a criticar a imprensa, afirmando...

Shoppings de SP conseguem liminar na Justiça para impedir ‘rolezinho’

    Ao menos seis shoppings de São...

Mulheres vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio; confira locais dos atos

Mulheres vão às ruas de diversas partes do país em protesto contra o avanço, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que equipara...

Taxação dos super-ricos tem que ser encarada de frente, diz Neca Setubal

Maria Alice Setubal diz que não saiu ilesa daquele 2014. O ano era de eleição presidencial, e Neca, como é conhecida, integrava o núcleo duro...

Salário menor na advocacia é mais frequente entre mulheres e negros

A proporção de advogados na menor faixa salarial da categoria é maior entre negros e mulheres, segundo levantamento da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) que...
-+=