Serra mantém vantagem sobre Dilma no eleitorado da região Sul, diz CNT/Sensus

Por: MÁRCIO FALCÃO

O detalhamento da pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira mostra que o tucano José Serra mantém vantagem sobre a petista Dilma Rousseff na disputa presidencial apenas no eleitorado da região Sul, na faixa da população com renda per capita de mais de 20 salários mínimos ao mês e com ensino superior.


A pesquisa, no entanto, mostra Dilma 10 pontos percentuais à frente de Serra na disputa. A petista aparece com larga vantagem no Nordeste e na frente entre o eleitorado feminino.

No Sul, onde Dilma construiu sua carreira política, Serra tem 42,6% das intenções de voto, contra 37,1% da petista. No Sudeste, onde Serra foi prefeito e governador, a situação é de empate técnico, de 33,5% para o tucano e de 33,2% para Dilma.

No Nordeste, Dilma está com uma vantagem de 37 pontos percentuais em relação a Serra. A petista ainda está na frente no Norte e Centro Oeste, com 4,3 pontos a mais que o tucano.

A candidata do PT também aparece na liderança entre o eleitorado feminino, com 38,1% das intenções de voto desta faixa, contra 32,1% de Serra. Entre os homens, 45,5% disseram votar em Dilma e 30,9% apontaram Serra como candidato.

Já o eleitorado mais rico (renda per capita superior a 20 mínimos) registra a maior vantagem pró-Serra, de 9,6 pontos percentuais (42,9% a 33,3%). Entre os eleitores com renda de 10 salários mínimos, Serra e Dilma estão empatados tecnicamente, com 37,4% contra 37,1%, respectivamente.

Segundo a pesquisa, Dilma lidera entre o eleitorado que marcou como formação: primário, ginasial e colegial. Serra vence entre o que apresentou ensino superior com vantagem de 5,6 pontos.

Nos dados gerais, Dilma tem 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% de Serra. Marina Silva tem 8,5%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre 31 de julho e 2 de agosto (a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 21411/2010). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, a candidata do PV, Marina Silva, tem seu maior eleitorado no Sudeste, com 10,2% das intenções de voto –além de 8,9% no Norte e Centro Oeste, 8,6% no Sul e 5,5% no Nordeste.

A candidata verde registrou intenção de voto entre eleitores de 1 até 10 salários mínimos. Ela conta ainda com 9,6% de votos femininos e 7,2% de eleitores masculinos.

 

Fonte: Folha.com

Dilma

+ sobre o tema

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para...

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

para lembrar

Governo vai criar ferramenta online para ouvir jovens

Na última sexta-feira (28) a presidente Dilma Rousseff...

O cérebro racista

por Silvio Motta Maximino Recentemente, Hélio Schwartsman publicou em famoso...

Twitter: Ciro é mais popular que Dilma e Serra

Por: Márcia Lima O deputado Ciro Gomes, que teve sua...

Duvivier fala da evolução do racismo

Humorista e colunista Gregório Duvivier lembra que antigamente era...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Cerca de 400 mil candidatos, sendo 13.997...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...
-+=