Serra mantém vantagem sobre Dilma no eleitorado da região Sul, diz CNT/Sensus

Por: MÁRCIO FALCÃO

O detalhamento da pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira mostra que o tucano José Serra mantém vantagem sobre a petista Dilma Rousseff na disputa presidencial apenas no eleitorado da região Sul, na faixa da população com renda per capita de mais de 20 salários mínimos ao mês e com ensino superior.


A pesquisa, no entanto, mostra Dilma 10 pontos percentuais à frente de Serra na disputa. A petista aparece com larga vantagem no Nordeste e na frente entre o eleitorado feminino.

No Sul, onde Dilma construiu sua carreira política, Serra tem 42,6% das intenções de voto, contra 37,1% da petista. No Sudeste, onde Serra foi prefeito e governador, a situação é de empate técnico, de 33,5% para o tucano e de 33,2% para Dilma.

No Nordeste, Dilma está com uma vantagem de 37 pontos percentuais em relação a Serra. A petista ainda está na frente no Norte e Centro Oeste, com 4,3 pontos a mais que o tucano.

A candidata do PT também aparece na liderança entre o eleitorado feminino, com 38,1% das intenções de voto desta faixa, contra 32,1% de Serra. Entre os homens, 45,5% disseram votar em Dilma e 30,9% apontaram Serra como candidato.

Já o eleitorado mais rico (renda per capita superior a 20 mínimos) registra a maior vantagem pró-Serra, de 9,6 pontos percentuais (42,9% a 33,3%). Entre os eleitores com renda de 10 salários mínimos, Serra e Dilma estão empatados tecnicamente, com 37,4% contra 37,1%, respectivamente.

Segundo a pesquisa, Dilma lidera entre o eleitorado que marcou como formação: primário, ginasial e colegial. Serra vence entre o que apresentou ensino superior com vantagem de 5,6 pontos.

Nos dados gerais, Dilma tem 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% de Serra. Marina Silva tem 8,5%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre 31 de julho e 2 de agosto (a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 21411/2010). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, a candidata do PV, Marina Silva, tem seu maior eleitorado no Sudeste, com 10,2% das intenções de voto –além de 8,9% no Norte e Centro Oeste, 8,6% no Sul e 5,5% no Nordeste.

A candidata verde registrou intenção de voto entre eleitores de 1 até 10 salários mínimos. Ela conta ainda com 9,6% de votos femininos e 7,2% de eleitores masculinos.

 

Fonte: Folha.com

Dilma

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Jovens eram quase metade dos desempregados do Brasil, revela OIT

Estudo, que tem por base 2006, diz que inserção...

PV: convenção começa com faixa de Serra e nenhuma de Marina

A convenção do Partido Verde que vai homologar...

Pesquisa mostra que Bolsa Família diminui o abandono escolar

Por: Lauany Rosa Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração...

‘NYT’ compara Congresso do Brasil a circo

Principal jornal norte-americano critica nível de políticos brasileiros Do Jornal do...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=