SPFW: Isaac Silva leva a passarela branco de guerra, representatividade e axé

Estilista baiano estreia na 48ª edição da semana de moda com o tema “Acredite no seu Axé”

Por Priscilla Geremias, da Marie Claire

Isaac Silva (Foto: Divugação)

O estilista Isaac Silva se considera um contador de histórias e vai contar mais delas em sua estreia na passarela da 48ª edição da São Paulo Fashion Week no dia 18 de outubro. Nascido em Barreiras, no sertão da Bahia, e há 10 anos em São Paulo com uma marca própria homônima há quatro anos, ele promete levar para a semana de moda um manifesto político e representatividade em seu casting de modelos com o tema “Acredite no seu Axé”.

“A SPFW é um grande alicerce de visibilidade. Sempre foi um sonho estar no evento e vou levar o mesmo que já fazia na Casa de Criadores”, diz Isaac. O estilista desejou “fazer roupa” desde criança, quando brincava na casa da sua vizinha, Morena – hoje aos 86 anos- a via transformando tecido em peças e, o menino que adorava ver as roupas sendo construídas, fez de cada apresentação nas edições de 2016, 2017, 2018 e 2019 na Casa dos Criadores um dos maiores frisson do evento e espera ser um “frescor” na SPFW.

“Por mais que alguns acreditem que o evento esteja ‘desgastado’, acredito que será um respiro fazer parte disso, vai ser bom para mim e para a SPFW, vai dar um frescor”, afirma Isaac. O comentário do estilista faz referência a última edição do evento, no qual o modelo Tales Costa, de 26 anos, sofreu parada cardíaca e respiratória e morreu na passarela.

Isaac Silva (Foto: Divugação)

“A coleção que vou apresentar não é tão alegre e efusiva, porque q gente não está nesse momento, quero fazer um desfile político. Todos os looks são brancos, mas não remete ao branco da paz, é um branco de guerra e uma resposta ao atual governo”, explica o estilista que também acredita que terá “maior respeito do mercado da moda” estando na SPFW

“Esse desfile será uma resposta governo que vai contra pessoas negras, gordas e LGBTQIA+. Não podemos mais aceitar medidas que vão contra essas pessoas e uma violência gratuita. A minha maneira de refletir sobre isso é na moda”, explica.

A passarela de Isaac conta com um casting fora do padrão dos desfiles em semanas de moda. “Pode esperar representativa com mulheres gordas e mulheres negras, como Preta Rara, Carmelita Mendes e Samira Carvalho. Conto com o apoio da Periferia Inventando Moda e a agência HDA para a seleção de modelos negras que ficam de fora desses eventos. Além disso, a trilha sonora fica por conta da nova música baiana”, diz o estilista.

Além disso, o desfile também terá como reflexão a intolerância as religiões de matrizes africanas. “O uso das roupas brancas também é uma maneira de apontar a perseguição as religiões afro-brasileiras. As pessoas que não conhecem e tem preconceito vão perceber que a religião exalta a natureza”, diz.

O tema “Acredite no seu Axé” é uma união de todas essas pautas em que o estilista quer colocar em foco. “Neste momento de crise, precisamos acreditar em nós mesmos. No que queremos ser e fazer”, diz. “Este evento é um espaço e elitista e branca. Vou reparar se as pessoas estão preparadas para a pluralidade. Sei que vou apresentar uma coleção bonita e até emocionante para alguns, mas quero a receptividade de todos presentes no evento.”

Além dos novos rostos na passarela, Isaac leva aos bastidores nomes como o dos stylists Fernando e Maurício, que participam pela primeira vez de uma SPFW e do maquiador Ziel Moura, que assina pela primeira vez a beleza do evento.

+ sobre o tema

Cotas raciais no Brasil ganham apelo Internacional

Por: Marcos Romão, MamaPress o Julgamento das cotas no STF...

Guardas civis de São Paulo são flagrados em vídeo agredindo morador de rua

Funcionários da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo...

Israel: judeus etíopes são confundidos com refugiados e agredidos

Por: GUILA FLINT   Em meio a uma onda de violência,...

Morgan Freeman e a arte de dizer grandes bobagens como se fosse o Todo Poderoso

por Marcos Sacramento O ator Morgan Freeman tem algo a dizer...

para lembrar

Eliane Brum: quanto mal Temer ainda poderá fazer?

"E assim chegamos ao que chamamos de presente. Um...

Gás lacrimogêneo usado pela PM pode ter contribuído para morte de manifestante no Rio

Fernandão, que já tinha problemas respiratórios, sofreu uma...

Denegrir a psicanálise brasileira

Você assistiu a minissérie "Roots", de 1977, e chorou quando...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=