Técnico da Croácia repudia torcedores racistas

GDANSK, 17 Jun (Reuters) – O técnico da Croácia, Slaven Bilic, criticou alguns dos torcedores de sua seleção depois que seu comportamento racista colocou a Federação de Futebol Croata em uma saia justa com a UEFA.

Falando na véspera da partida decisiva da Croácia com a campeã europeia e mundial Espanha pelo Grupo C da Euro 2012, Bilic os alertou a ficar longe do estádio.

“”É muito decepcionante ouvir que alguns de nossos torcedores se comportaram assim”, disse Bilic em coletiva de imprensa neste domingo.

“Não gosto dessas pessoas, não as quero nos apoiando. Não as queremos no estádio. Também estamos revoltados com esses torcedores estúpidos. Temos que detê-los para sempre”.

Bilic, que jogou no West Ham United e no Everton e foi parte da seleção croata que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo da França em 1998, negou que o racismo seja endêmico em seu país.

“Acho que há um problema em toda a Europa e no mundo. Mas como croata, pai e esportista que vem de um país moderno e de mente aberta, não acho que haja um problema específico com o racismo na Croácia. Somos uma sociedade tolerante”.

A Croácia chegará às quartas de final como vencedora de seu grupo se bater a Espanha na segunda-feira, e um empate em 2 x 2 ou mais também a levaria à fase eliminatória.

 

 

 

Fonte: Reuters

+ sobre o tema

Racismo: Extra não entregou à Polícia nomes de acusados de agressão

Mesmo garantindo em Nota Oficial que colabora com...

Nossa negritude de pele clara não será negociada

Não ser branco nem preto, em uma sociedade racializada...

para lembrar

“Nunca fomos cordiais”

Violência para nós, brasileiros, é um valor — e...

As sequelas da violência de Estado no Brasil

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 contabilizou 6.393 pessoas...

Deputados votam relatório de combate ao racismo nesta quarta

A Comissão Externa de Combate ao Racismo da Câmara...

Escultura de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

A escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que fica...
spot_imgspot_img

Markim Cardoso: uma vida pela inclusão do negro na sociedade brasileira

São muitos anos de luta e resistência em prol de conquistas de direitos básicos que ainda são tratados como privilégios quando se trata da...

PM apontado como autor do tiro que matou menina no RJ é absolvido

O policial militar Rodrigo José de Matos Soares, apontado como autor do disparo que matou Ágatha Vitória Sales Félix, de apenas 8 anos, foi absolvido pelo 1º...

Morte de Ryan, 4 anos, explica por que muitos inocentes temem polícia em SP

Ryan, de apenas 4 anos, morreu com um tiro de fuzil na barriga durante uma ação policial, em Santos (SP), enquanto jogava bola com...
-+=