‘Tintim no Congo’ vai a julgamento acusada de racismo

A história em quadrinhos Tintim no Congo, criada pelo cartunista belga Hergé, vai a julgamento nesta sexta-feira (30), isso após um cidadão congolês pedir sua retirada do mercado por supostos conteúdos racistas.

O requerente, Bienvenu Mbutu Mondondo, decidiu pedir a proibição dos quadrinhos por considerá-los “ofensivos” aos congoleses, afirmando que seu conteúdo faz “propaganda da colonização”.

Por sua vez, a editora Casterman e os responsáveis pelos direitos de Tintim no Congo argumentaram que a história aborda uma ficção, escrita há mais de 70 anos, e deve ser interpretada como um registro daquela época.

Além da Bélgica, a obra já despertou polêmica em países como Reino Unido, França, Suécia e Estados Unidos, onde diversos órgãos e autoridades públicas solicitaram sua retirada do mercado.

Georges Prosper Rémi, mais conhecido como Hergé, escreveu “Tintim no Congo” em 1930 para narrar as aventuras do célebre jornalista em sua viagem à antiga colônia belga.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Mãe morre de tristeza após assassinato do filho por policiais no Rio de Janeiro

Joselita de Souza, mãe do menino Roberto, que foi...

Deputados criticam criminalização do candomblé em debate na Câmara

A Câmara dos Deputados celebra, nesta terça-feira (21), o Dia...

“Preconceito Racial Não É Mal-Entendido”

A Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da...

para lembrar

spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=