Tocantins registra aumento de casos de injúria racial e violência contra a população LGBTQIA+

Enviado por / FonteG1

O Tocantins terminou o ano de 2020 com aumento no número de casos de injúria racial e também violência contra a população LGBTQIA+. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o levantamento, ao longo de todo o ano de 2020 foram registrados nas delegacias das 139 cidades do Tocantins 133 casos de injúria racial. No ano anterior, em 2019, o total foi de 99 casos, um aumento de 32,9%.

Isso significa que a taxa de casos do tipo no Tocantins subiu de 6,3 a cada 100 mil habitantes para 8,4 casos a cada 100 mil moradores. Na média nacional houve queda no número de casos de injúria racial, mas aumento no número de denúncias de racismo. No Tocantins, os boletins de ocorrência não fazem diferenciação entre as duas classificações e por isso todos os casos aparecem como injúria racial.

Embora esteja longe do topo da lista em números absolutos, a taxa de incidência deste tipo de crime é mais alta no Tocantins do que a média nacional. Em todo o Brasil, em 2020, foram registrados em média 5,1 casos de injúria racial a cada 100 mil moradores e 1,58 casos de racismo levando em consideração a mesma proporção.

O anuário revela ainda que houve aumento de casos de violência no estado contra a população LGBTQIA+ (a siga engloba diversas minorias sexuais e de gênero, confira aqui uma explicação detalhada do significado de cada letra). Segundo o anuário, o número de casos de lesão corporal dolosa foi de 7 em 2019 para 12 em 2020, aumento de 71,4%. Houve ainda dois estupros, o número é igual ao de 2019.

É importante ressaltar que dados levam em consideração apenas casos em que a condição da vítima como pessoa LGBTQIA+ pode ser considerada o motivo da agressão e não casos em que a vítima simplesmente pertence a algum destes grupos. Em nenhum dos dois anos os dados oficiais registraram homicídios ligados a crimes de ódio contra a população LGBTQIA+.

+ sobre o tema

“Comerciais como o da Perdigão evidenciam o racismo estrutural”

Advogado aponta mensagem racista em campanha de Natal que...

Estudantes sul-africanos autores de vídeo racista são condenados a pagar multa

"É uma mensagem forte para todos os que podem...

Balotelli fala sobre racismo: “Nada é como na Itália. Lá, é realmente extremo”

Hoje atuando na França, o atacante italiano falou sobre...

Morte de policial em Osasco-SP é denunciada à OEA

Poderia ser mais um caso suspeito de resistência...

para lembrar

Evangélicos se unem para combater preconceito dentro das igrejas

Em parte por causa do ativismo conservador de alguns...

‘Nós do Sul não apanhávamos’: resgatado diz que castigo era só para baianos

João* diz que presenciou ao menos quatro seguranças entrando...

Casos de injúria racial no DF aumentam 3,5% em 2018

Capital registra, em média, um crime por dia. Denúncias...

Polícia indicia suspeita por ofensa racial contra vereadora de Campinas em sessão da Câmara

A Polícia Civil confirmou na tarde desta quarta-feira (17)...
spot_imgspot_img

Você pode ser o que quiser, contanto que seja branco

Uma das polêmicas que sacudiu as redes sociais nos últimos dias teve no seu epicentro uma série da Netflix. Um advogado egípcio estaria processando a...

A cada 48 horas, três pessoas sofreram racismo ou injúria racial no DF em 2023

O caso de um homem negro, que em uma churrascaria recebeu sua comanda escrito “preto” onde deveria estar seu nome, trouxe à tona a força...

Crimes de injúria racial cresceram em quase 40% em um ano; relembre casos recentes de racismo no RJ

"Volta pra favela", "macaca suja", "cabelo de macaco", "preto safado", "negra escrota". Esses foram alguns dos xingamentos ouvidos por vítimas de injúria racial no...
-+=