UJS: Sessões do Cine Feminista serão realizadas na Vila das Artes

Com o objetivo de reforçar a importância da formação feministas ampliada para as militantes e não militantes, a União da Juventude Socialista no Ceará (UJS), criou um calendário de sessões com filmes por temáticas, Sessões de Cine Feminista. O importante marco para a entidade e para a luta Feminista é a utilização de um espaço da comunidade para uma atividade de formação para a luta de combate a todas as opressões.

As atividades que aliam a sétima arte à formação já começam nesta quinta-feira (13/02), com o filme nacional “As filhas do Vento”, de 2005. As exibições serão sempre a partir das 18h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, próximo à Praça da Bandeira).

 

Temas e filmes

Mulher negra e o feminismo

13/02 – As filhas do Vento (85 min)

Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria “Cida” Aparecida (Taís Araújo) e Maria “Ju” da Ajuda (Thalma de Freitas) têm objetivos bem distintos. A primeira quer se tornar uma famosa atriz e para isto é imperativo que deixe o lugarejo, já a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas (Mílton Gonçalves), o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas. Quando ele acusa injustamente Cida de estar se envolvendo com Marquinhos (Rocco Pitanga), o namorado de Ju, ela fica tão magoada que deixa a cidade e vai para o Rio de Janeiro na esperança de ser atriz, e consegue. A vida de cada irmã seguiu seu curso e elas ficam sem se falar por mais de 4 décadas. Com a morte de Zé das Bicicletas, Cida retorna para a sua cidade natal para o enterro do pai. O encontro dela com Ju será inevitável, mas elas têm muita mágoa uma da outra e talvez seja difícil resolver 40 anos em alguns dias.

Poliamor e Relações Livres

27/02 – Kiss Me Again (103 min)

Um casal decide testar os limites de seu relacionamento com outra pessoa. Quando um relacionamento improvável segue, todos os três são obrigados a repensar a sua definição de amor.

Visibilidade trans*

13/03 – A Girl Like Me: The Gwen Araujo Story (89 min)

A história documenta a vida real de Gwen Araujo , nascida Edward Araujo Júnior, uma transexual adolescente que foi assassinada depois de ter sido descoberto por conhecidos que ela tinha genitália masculino. Cenas que retratam o julgamento de assassinato são mostrados alternadamente com a história da vida de Gwen.
Ganhou o prêmio de Melhor Filme para Televisão nos 2007 GLAAD Media Awards .

Violência contra a mulher e exploração sexual

27/03 – Anjos do Sol (91 min)

Anjos do sol é um filme brasileiro que trata sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É o primeiro filme de Rudi “Foguinho” Lagemann.
Logo em sua primeira sessão pública, realizada durante o Miami International Film Festival, arrematou o prêmio do júri popular para Melhor Longa de Ficção Ibero-Americano.
No elenco estão, entre outros, Antonio Calloni, Vera Holtz, Chico Diaz, Roberta Santiago, Otávio Augusto, Mary Sheyla, Darlene Glória (no papel da cafetina Vera), Bianca Comparato e a estreante Fernanda Carvalho, a protagonista, que tinha apenas onze anos na época das filmagens.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Vereadora critica homossexuais e defende submissão da mulher

  Vereadora diz que ‘família’ corre perigo com...

Fascistas criaram ‘ilha gay’ na Itália para confinar homossexuais

Há 75 anos, durante o fascismo na Itália,...

CPI aprova relatório que pede agravamento de pena de violência contra a mulher

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista do Congresso...

para lembrar

Dia da mulher e a intervenção militar: a alegoria colonial do Brasil futurístico

Viajemos dos Estados Unidos imaginados por Margaret Atwood em...

Assembleia Geral da ONU aprova criação de agência para as mulheres

Deliberação atende proposta do UNIFEM de garantir expressiva presença...

Para se apaixonar por quem quer que seja, faça isso

Escritora narra no 'The New York Times' como colocou...

Mulheres dão mais importância ao trabalho do que os homens, diz estudo

Para ambos, família é prioridade, mas vida profissional ganha...
spot_imgspot_img

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...

Nova edição do Edital Igualdade de Gênero seleciona propostas que contribuam para o enfrentamento do sexismo e do racismo nas escolas

A Ação Educativa, em aliança com mais de 50 entidades comprometidas com a luta pelo direito humano à educação de qualidade, lança nesta terça-feira...
-+=