Guest Post »

UJS: Sessões do Cine Feminista serão realizadas na Vila das Artes

Com o objetivo de reforçar a importância da formação feministas ampliada para as militantes e não militantes, a União da Juventude Socialista no Ceará (UJS), criou um calendário de sessões com filmes por temáticas, Sessões de Cine Feminista. O importante marco para a entidade e para a luta Feminista é a utilização de um espaço da comunidade para uma atividade de formação para a luta de combate a todas as opressões.

As atividades que aliam a sétima arte à formação já começam nesta quinta-feira (13/02), com o filme nacional “As filhas do Vento”, de 2005. As exibições serão sempre a partir das 18h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, próximo à Praça da Bandeira).

 

Temas e filmes

Mulher negra e o feminismo

13/02 – As filhas do Vento (85 min)

Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria “Cida” Aparecida (Taís Araújo) e Maria “Ju” da Ajuda (Thalma de Freitas) têm objetivos bem distintos. A primeira quer se tornar uma famosa atriz e para isto é imperativo que deixe o lugarejo, já a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas (Mílton Gonçalves), o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas. Quando ele acusa injustamente Cida de estar se envolvendo com Marquinhos (Rocco Pitanga), o namorado de Ju, ela fica tão magoada que deixa a cidade e vai para o Rio de Janeiro na esperança de ser atriz, e consegue. A vida de cada irmã seguiu seu curso e elas ficam sem se falar por mais de 4 décadas. Com a morte de Zé das Bicicletas, Cida retorna para a sua cidade natal para o enterro do pai. O encontro dela com Ju será inevitável, mas elas têm muita mágoa uma da outra e talvez seja difícil resolver 40 anos em alguns dias.

Poliamor e Relações Livres

27/02 – Kiss Me Again (103 min)

Um casal decide testar os limites de seu relacionamento com outra pessoa. Quando um relacionamento improvável segue, todos os três são obrigados a repensar a sua definição de amor.

Visibilidade trans*

13/03 – A Girl Like Me: The Gwen Araujo Story (89 min)

A história documenta a vida real de Gwen Araujo , nascida Edward Araujo Júnior, uma transexual adolescente que foi assassinada depois de ter sido descoberto por conhecidos que ela tinha genitália masculino. Cenas que retratam o julgamento de assassinato são mostrados alternadamente com a história da vida de Gwen.
Ganhou o prêmio de Melhor Filme para Televisão nos 2007 GLAAD Media Awards .

Violência contra a mulher e exploração sexual

27/03 – Anjos do Sol (91 min)

Anjos do sol é um filme brasileiro que trata sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É o primeiro filme de Rudi “Foguinho” Lagemann.
Logo em sua primeira sessão pública, realizada durante o Miami International Film Festival, arrematou o prêmio do júri popular para Melhor Longa de Ficção Ibero-Americano.
No elenco estão, entre outros, Antonio Calloni, Vera Holtz, Chico Diaz, Roberta Santiago, Otávio Augusto, Mary Sheyla, Darlene Glória (no papel da cafetina Vera), Bianca Comparato e a estreante Fernanda Carvalho, a protagonista, que tinha apenas onze anos na época das filmagens.

Fonte: Vermelho

Related posts