segunda-feira, janeiro 30, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaPatrimônio CulturalZezé Motta e Sérgio Dumont cantam Elizeth Cardoso e o poeta

Zezé Motta e Sérgio Dumont cantam Elizeth Cardoso e o poeta

Show celebra em Ipanema centenário de Vinicius de Moraes e os 55 anos da Bossa Nova

por Xandra Stefanel

O bairro onde será realizado o espetáculo não poderia ser mais adequado. Foi em Ipanema que Vinícius e Tom Jobim, inspirados pela bela Helô Pinheiro, compuseram o “hino” Garota de Ipanema, em 1963. Mas a Bossa Nova começou bem antes, em 1958, com o álbum Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o disco também trazia o clássico da dupla Tom e Vinícius, Chega de Saudade, e a batida de João Gilberto ao violão que iria começar uma nova escrita na história da música brasileira.

A canção – considerada o primeiro registro fonográfico da bossa – dá nome ao show que o Teatro Ipanema e a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro promovem nesta terça-feira (30) em homenagem ao poetinha (1913-1980) e à Divina (1920-1990), como Elizeth era conhecida.

O espetáculo será dividido em dois atos: um com Sérgio Dumont cantando Vinícius e, outro, com Zezé Motta interpretando Elizeth, ambos acompanhados pelo maestro e tecladista Riccardo Mac Cord. Zezé apresenta o repertório do disco Divina Saudade – Uma Homenagem a Elizeth Cardoso, que gravou em 2000. Na set list, estarão os sucessos A Noite do Meu Bem, Barracão, Nossos Momentos, Tudo é Magnífico, Consolação, Noites Cariocas e Tristezas.

No tributo a Vinícius, Sérgio Dumont apresentará Samba da Benção, Onde Anda Você, Tarde em Itapoã, A Felicidade, entre outras canções eternas do poeta.

Depois da chegada vem sempre a partida
Vinícius de Moraes completaria 100 anos no dia 19 de outubro. Desde 2012, estão sendo organizados eventos para celebrar seu centenário. Além de Jazz & Co, lançado no mês passado, com textos raros que o poeta escreveu sobre a relação dele com o jazz, a Companhia das Letras publica em setembro Uma Mulher Chamada Guitarra, uma coletânea de crônicas escolhidas. No dia 30 de julho, a Universal Music solta a caixa A Benção de Vinícius, com 22 álbuns.

Show Chega de Saudade, com Zezé Motta e Sérgio Dumont
Quando: 30 de julho (terça-feira), às 20h
Onde: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema (Rio)
Quanto: R$ 15 e R$ 30
Informações: (21) 2267-3750

 

 

Fonte: Rede Brasil Atual

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench