Ator Lázaro Ramos recusa homenagem do Senado “em virtude da situação do País”

O ator Lázaro Ramos disse ao presidente da Comissão da Comenda Abdias Nascimento, senador Paulo Paim (PT), que respeita “a memória de Abdias Nascimento” e tem “grande admiração pelo seu trabalho”, mas que decidiu “por não receber a Comenda em virtude da atual situação do país”; em nota enviada à comissão, ele afirmou que “neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem”; leia a íntegra

no Brasil 247

O ator Lázaro Ramos disse por telefone na noite de sexta-feira (4) ao presidente da Comissão da Comenda Abdias Nascimento, senador Paulo Paim (PT), que “respeito a memória de Abdias Nascimento e tenho grande admiração pelo seu trabalho, senador Paim, mas decidi por não receber a Comenda em virtude da atual situação do país”.

Em nota enviada à comissão, ele afirmou que “neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem”. Lázaro foi um dos escolhidos para receber a Comenda Abdias Nascimento, que é entregue, anualmente, pelo Senado Federal, a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.

Paim disse que respeita totalmente a atitude do ator. ” A decisão do ator Lázaro Ramos vai ao encontro do pensamento da ampla maioria da nossa população que, com razão, tem sido crítica à atuação da atual classe política brasileira”.

Nota de Lázaro Ramos

“Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da população negra e menos assistida do país.

Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário.

Neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade.

Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

Lázaro Ramos.

+ sobre o tema

I Semana da Consciência Negra coletiva do Baixo Tocantins – 2011

"Enquanto a cor da pele for mais importante que...

Graça Machel: “O medo é a maior barreira para as liberdades”

A viúva do primeiro Presidente da República de Moçambique,...

para lembrar

Ações culturais marcam comemoração do Dia da Consciência Negra

Atrações gratuitas incluem cinema, show e exposição. por André Roedel   A...

LeBron James bate recorde e é selecionado para time da NBA pela 16ª vez

O astro LeBron James estabeleceu uma nova marca na...

Museu Afro Brasil celebra centenário de Carybé

  Para homenagear o centenário de nascimento do mais baiano...

Criação do Mundo Segundo a Tradição Bantu

  Segundo a história tradicional contada pelos mais idosos e...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=