Deputada Leci Brandão busca aprofundar o tema da igualdade racial

Está circulando a 10ª edição do Boletim Fala Leci, publicação do gabinete da deputada estadual do PCdoB Leci Brandão. Na publicação, a sambista assina um texto sobre a igualdade racial e desenvolvimento, no qual ressalta a importância dos encontros promovidos pelos movimentos sociais. Além de comentar o processo preparatório para a 3ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, o caderno traz ainda o balanço de algumas dessas reuniões.

Leia a seguir o texto assinado por Leci Brandão:

Por reconhecer a importância das conferências como instrumento de expressão dos movimentos sociais, nosso mandato vem participando de diversos encontros com esse propósito. De todos eles destacamos a temática da igualdade racial.No segundo semestre participamos das etapas municipal e estadual, preparatórias para a 3ªa Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial. As discussões foram intensas, afinal estava em debate os rumos das ações governamentais relacionadas à busca de uma igualdade entre brancos e negros no nosso país. E como pensar em caminhos e soluções para essa questão sem questionar a violência, cuja principal vítima é o jovem negro? Como pensar em justiça e cidadania sem apontar o racismo institucional como nosso maior adversário nessa luta? Como podemos fazer o debate sobre a reprodução do racismo se não reconhecermos a mídia como uma das principais responsáveis pela perpetuação do preconceito e da discriminação?Esperamos que, ao debater democracia, a sociedade aprofunde a convicção de que, para promover a igualdade racial é necessário aumentar os espaços de participação social, fortalecer os mecanismos de controle social e superar a vergonhosa ausência de negras e negros em espaços de decisão e de poder.

O Brasil tem se desenvolvido sem promover socialmente a população negra. São Paulo, por ter papel extremamente relevante no desenvolvimento nacional, tem que incluir em seu plano a igualdade racial.

O racismo estabelece cenários materiais desvantajosos às suas vítimas, por isso, parte importante da agenda da igualdade racial deve ter dimensão econômica. Tal fator exigirá que o estado reestabeleça prioridades e faça opção pelos que mais precisam. Não há como promover socialmente a população negra sem ferir privilégios.

Que os caminhos apontados pela conferência se tornem realidade e representem um grande avanço para a questão racial e para o desenvolvimento.

Leci Brandão, setembro de 2013

Partipação ativa

A deputada do PCdoB participou da abertura e do encerramento da 3ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial do Estado de São Paulo. Esses encontros apontaram as diretrizes para a implementação de políticas em âmbito estadual e nacional.

Leci Brandão ressaltou os avanços sobre a questão racial durante os governos progressistas de Lula e Dilma Rousseff, mas enfatizou que há lacunas no projeto de desenvolvimento do país e no modelo antidemocrático e discriminatório da mídia.

Segundo o boletim informativo, Leci falou ainda sobre a necessidade de aplicação efetiva da Lei 10.639, que determina o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Isso também foi ressaltado pela deputada durante a 1ª Conferência de Educação para as Relações Étnico-Raciais, de iniciativa própria e realizada pela Comissão de Educação e Cultura e pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade do Estado de São Paulo.

Em outras reuniões, Leci defendeu ainda a necessidade de priorizar a Cultura no orçamento do Estado e dos municípios e de haver uma distribuição mais igualitária dos recursos. A renomada sambista promove duas ações neste sentido: a primeira delas é o tombamento integral do Cine Belas Artes; e a segunda é o tombamento do entorno do Teatro Oficina.

+ sobre o tema

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre que ele é príncipe

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre...

Favela é Fashion mostra os encantos da moda africana na Casa de Cultura Laura Alvim

No próximo sábado (12/12), às 12h, a Casa de...

A subjetividade da capoeira

O projeto capoeira para os bairros e na escola,...

para lembrar

Listradinho básico de Michelle vira objeto de desejo

Dos modelitos que Michelle Obama desfilou no Brasil, o...

Back2black Festival

Marco Nanini, o Lineu de “A grande família”, passou...

Coletivo de Entidades Negras responde a editorial do Estadão.

Resposta à coluna “Opinião” do Jornal “O Estado de...

Em comemoração ao mês da Consciência Negra – AFROntamento

Em referência ao mês da Consciência Negra, acontecerá...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=