Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Gravações encontradas por pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mostram pela primeira vez a voz do poeta modernista Mário de Andrade. Disponíveis no site do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, os áudios reproduzem o autor de ‘Macunaíma’ cantando cantigas populares brasileiras.

Os registros foram feitos em 1940 pelo linguista americano Lorenzo Turner. Além de Mário, a escritora Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa – mulher de Mário Pedrosa – entoam músicas de roda e outras melodias tradicionais do país.

As gravações foram divididas em ‘lado A’ e ‘lado B’ – no primeiro, a cantoria. No segundo, os três falam ao linguista sobre as músicas que haviam acabado de cantar. É possível, também, ouvir as vozes do escritor Pedro Nava e do crítico Mário Pedrosa.

“Mário, o que você gravou?”, pergunta o entrevistador.

“Eu gravei uma canção de mendigo colhida por mim mesmo na zona do Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba. Os mendigos do Brasil costumam sempre pedir esmolas cantando, principalmente pelo interior. Foi uma dessas questões que cantei”, responde o poeta, no áudio. Mais adiante, ele diz: “Além da canção de mendigo, como última peça do disco, eu cantei ainda o famoso toca-zumba, que é um canto de negros brasileiros do tempo da abolição. Esse canto generalizou-se por todo o Brasil e, aliás, já está publicado no livro de ‘Friedenthal’”.

A descoberta é resultado de um trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, onde estava o arquivo fonográfico.

A voz de Mário de Andrade surge em um ano de celebração do escritor – ele será o autor homenageado pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2015, quando se completam 70 anos de sua morte. Além disso, sua trajetória foi recuperada em nova biografia, em um volume que também traz um romance inédito e suas cartas.

 

+ sobre o tema

Sonia Salgado

Presidente da Fundação Oro Negro-chileno "Oro Negro" (Black Gold) é...

Consciência negra e racismo: Educação é a saída

A história do Brasil é uma história de Genocídios: O...

Michael Jordan doa US$ 1 milhão a vítimas do furacão Dorian nas Bahamas

Ex-jogador de basquete enviou uma mensagem de solidariedade ao...

Olimpíadas 2012 ‘Espiã’ americana destrói Brasil, e Zé Roberto diz: foi imparável

Por: CELSO PAIVA Quando a Seleção Brasileira feminina...

para lembrar

Informativo da Casa Branca sobre a Iniciativa de Jovens Líderes Africanos

CASA BRANCAEscritório do Secretário de Imprensa29 de junho de...

Ódio e preconceito: França vive primavera sombria

O país que desenhou os conceitos de Direitos...

Mostra exibe os primeiros trabalhos do cineasta mineiro Joel Zito

Por meio de site criado especialmente para o projeto,...
spot_imgspot_img

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...
-+=