Lateral inglês quer Sérvia banida por racismo; ministro cobra Uefa

Os cânticos racistas que a torcida da Sérvia proferiu durante toda a duração da partida contra a Inglaterra na última terça-feira, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa Sub-21, causaram revolta no país britânico. Nesta quarta, o lateral esquerdo Danny Rose – um dos principais alvos das ofensas – afirmou que os sérvios deveriam ser banidos do futebol internacional.

De acordo com Rose, mesmo antes de o jogo começar, torcedores locais já o estavam chamando de macaco durante o aquecimento na cidade de Krusevac. Aos 15min do segundo tempo, o atleta disse que estava “tão nervoso que não conseguia se concentrar” na partida, que terminou com vitória por 1 a 0 e classificação inglesa.

O ministro do Esporte britânico, Hugh Robertson, apoiou o jogador e escreveu uma carta ao presidente da Uefa, Michel Platini, exigindo “punições pesadas”. Porém, no relato da partida publicado no site oficial da federação europeia, nenhuma menção foi feita aos abusos raciais vindos das arquibancadas. Normalmente, a Uefa apenas aplica multas às federações nacionais envolvidas com racismo.

Além das ofensas contra os atletas negros da Inglaterra, a partida foi manchada por uma confusão generalizada após o apito final. A briga começou quando Rose comemorou a classificação ostensivamente em frente à torcida sérvia, e envolveu jogadores, membros da comissão técnica e torcedores. O único punido foi justamente Rose, expulso por chutar uma bola em direção à arquibancada.

O atleta do Tottenham, atualmente emprestado ao Sunderland, disse que não conseguiu conter a raiva após o fim do jogo e foi rapidamente cercado por jogadores sérvios. O treinador da Inglaterra, Stuart Pearce, disse que os acontecimentos da partida foram uma “desgraça” para o futebol.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Olho vivo

Entre muitas outras coisas, os atos golpistas do 8 de...

Amigos dizem que organizador de ‘rolezinho’ em SP foi espancado até a morte

Bruno Poletti/Folhapress Um dos organizadores de "rolezinhos" em...

Advogada denuncia contribuinte por racismo em Campinas

Segundo a vítima, homem disse que 'negro não serve...

Letalidade da Rota cresceu 98% em 2019, segundo Ouvidoria da Polícia de São Paulo

Segundo relatório, mortes causadas por policiais militares subiu 12%...

para lembrar

Will Smith: ‘Racismo não está piorando, está sendo filmado’

Will Smith não tem planos para entrar na política...

21 pessoas contam em que momento perceberam que eram negras

"Aos 5 anos, quando ouvi: 'não brinque com eles....

Jogadores franceses são vítimas de racismo em amistoso na Rússia

A vitória da França sobre a Rússia no amistoso realizado...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=