A melhor atriz coadjuvante do Spirit Awards 2016 é Mya Taylor, transgênera e tem um recado importante

A atriz transgênera Mya Taylor, 24 anos, fez história ao vencer o Independent Spirit Awards na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme Tangerine.

no HuffPost Brasil

O Independent Spirit premia filmes independentes e de baixo orçamento, e aponta tendências para o Oscar. Nenhum outro ator ou atriz trans havia ganho um prestigiado prêmio de cinema antes.

Ela disputava o prêmio com Robin Bartlett (H), Marin Ireland (Glass Chin), Jennifer Jason Leigh (Anomalisa) e Cynthia Nixon (James White).

A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento de minorias. Além de Taylor, uma transgênera, dois atores negros venceram nas categorias de atuação (melhor ator e coadjuvante). Spotlight, um filme que ataca a pedofilia na Igreja Católica, venceu em todas as categorias a que foi indicado.

De acordo com o site Deadline, o prêmio marca uma superação pessoal e profissional para Taylor, que concorreu a 186 vagas de trabalho e fez 26 entrevistas em dois anos, em Los Angeles. O nome e o gênero eram sempre um problema, já que ela não conseguia alterá-los na ficha cadastral.

“Quando apareceu a oportunidade de trabalhar em Tangerine, senti que foi um presente de Deus, fazendo valer a pena toda a luta de antes”, comentou Taylor durante uma coletiva nos bastidores.

Questionada sobre a maior abertura que a sociedade e a mídia têm dado aos transgêneros, ela respondeu que houve uma mudança. “Mais pessoas estão abrindo a cabeça quanto a diferentes gêneros e raças. Anos atrás, evitávamos falar disso… era uma época de sexismo.”

Ao receber o prêmio, ela destacou que “há talentos transgêneros”, e se dirigiu ao público, que incluía vários produtores: “É melhor você incluir um desses talentos no seu próximo filme”.

Tangerine foi totalmente gravado com iPhones e não há previsão de estreia no Brasil.

veja também:  Trailer de “Tangerine”, filme estrelado por atrizes trans e gravado inteiro no iPhone

+ sobre o tema

Justiça dos EUA derruba veto ao casamento gay na Califórnia

A 9ª Corte de Apelação dos Estados Unidos considerou,...

Apenas 12% das cidades brasileiras têm prefeitas mulheres; negras são 4%

Não é novidade para ninguém que a participação feminina...

Metroviários pedem fim de quadro ‘Metrô Zorra Brasil’

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo pediram o...

para lembrar

Sem ministras, Brasil perde 22 posições em ranking de igualdade de gênero

A ausência de mulheres no comando de ministérios do...

15ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo reúne 4 milhões de pessoas

São Paulo — A tarde cinzenta, fria e com...

Elas por Elas: feminismo, saúde e trabalho em pauta no primeiro dia

Interação das palestrantes com o público foi um dos...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=