Miss Roraima 2016 é vítima de comentários racistas no Facebook

Iane Cardoso é baiana e foi escolhida para representar RR no Miss Brasil.
‘Estou bem tranquila e sei do meu potencial’, disse a jovem.

Por Inaê Brandão, do G1 

picmonkey_collage

Iane foi alvo de comentários racistas no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook/Bellymaníacas)

A advogada Iane Cardoso, de 23 anos, escolhida para representar Roraima no concurso Miss Brasil Universo 2016 foi alvo de comentários racistas na internet desde esta segunda-feira (26). Internautas compartilharam fotos da jovem com comentários pejorativos sobre traços indígenas.

Ao G1, Iane, que é baiana da cidade de Juazeiro, disse estar acompanhando as publicações sobre ela, mas que preferia não comentar o assunto.

“O concurso já é nesse sábado. Aqui é tudo bem corrido, não paramos. Só o que posso dizer é que estou bem tranquila e sei do meu potencial”, disse a jovem.

Na legenda em que compartilhou a foto de Iane um internauta comentou: “Tanta mulher bonita aqui em Roraima, ao invés de pegarem alguém da cidade foram logo na maloca (sic)”.

Outra internauta disse em um texto que reprovava a escolha de Iane para representar o estado.

“Eu não gosto de caboquice e me irrito com gente que gosta de ser esquisita mesmo! Já chega desse papo de diversidade cultural e representação étnica! (sic)”, disse acrescentando que “acabou a dominação da caboquice plena! Sou nojenta mesmo e discuto o quanto me der na telha com gentinha chata e defensoras de cultura eternamente igual. Os tempos mudam! E como disse, não é que a menina seja feia, só não é bonita o suficiente! (sic)”.

Em outra publicação, um internauta também se colocou contrário a escolha de Iane. “Achei feia, já vi muitos elogios às mulheres Roraimenses, não gostei da escolha apesar dos traços, não é porque tem que representar Roraima que tem que ser cara de índia (sic)”, afirmou.

Apesar dos comentários racistas, muitos internautas partiram em defesa da jovem. “Ela é muito bonita, beleza diferente do que sempre vemos nesses concursos, parabéns para Roraima”, disse um internatura. “FI-NAL-MEN-TE!!!!! Uma miss que carrega em seus traços a beleza do extremo norte do país”, comentou outra.

Injúria
O crime de injúria está previsto no artigo 140 do Código Penal e consiste em ofender a dignidade ou o decoro de alguém “na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A pena pode chegar a três anos de reclusão. Se o promotor entender que houve racismo, os acusados podem responder pelos crimes previstos na Lei 7.716, de 1989. Há várias penas possíveis para racismo, entre elas prisão e multa. O crime de racismo não prescreve e também não tem direito à fiança.

Conforme o delegado Marcos Lazaro, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da de Boa Vista, os internautas podem ser responsabilizados criminalmente caso haja a representação da jovem ofendida. Ele explicou que a injúria racial ocorre quando a ofensa é dirigida a uma pessoa determinada, enquanto o racismo é a um grupo.

+ sobre o tema

Rolezinhos migram do shopping para as praças em SP

  Longe dos shoppings, as reuniões perderam o...

PM usa rede social para ironizar morte de rapaz no Alemão, Rio

Corpo de Marcos Vinícius será sepultado nesta segunda-feira. Outro rapaz...

Salgueiro: é urgente o rigoroso controle sobre a atividade policial

A Comissão Arns emitiu uma Nota Pública sobre os episódios de...

Por que a polícia de Nova York vira as costas ao prefeito

Violenta, racista e acostumada à impunidade, corporação não tolera...

para lembrar

PUC-Rio, Cesar Menotti e Fabiana Cozza: três fatos mostram por que debater o racismo é necessário

Três notícias associadas aconteceram neste fim de semana. Em...

Após cotas, número de negros na UnB é cinco vezes maior

Quando Angelo Roger de França Cruz, 26, entrou no...

Caminhada contra preconceito racial percorre praias do Leme e de Copacabana

"A realização da pré-marcha faz parte da mobilização do...

Rolezinho e racismo

  Fábio de Oliveira Ribeiro ...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=